Cerimônia marca inauguração de Teatro Virgínio Ometto

Evento contou com a Bachiana Filarmônica SESI-SP e seu maestro titular e diretor-artístico João Carlos Martins


Publicado em 13 de março de 2015
Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresentou em noite de inauguração (Foto: Gilson Gomes)

Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresentou em noite de inauguração (Foto: Gilson Gomes)

Em uma cerimônia especial, convidados puderam prestigiar a inauguração do Teatro Prefeito Virgínio Ometto que está localizado na Rua Pedro Chinelato, no Centro de Iracemápolis. Para a inauguração, o teatro contou com a Bachiana Filarmônica SESI-SP e seu maestro titular e diretor-artístico João Carlos Martins.

“É um prazer para a Bachiana e para mim estarmos aqui hoje. Novos teatros ajudam a mudar o Brasil. Aqui, me lembro da frase de Villa-Lobos que dizia: não é um público inculto que vai julgar as artes, são as artes que mostram a cultura de um povo’”, disse o maestro poucos minutos antes da apresentação. O evento ocorreu na noite da última sexta-feira.

Toda a reforma foi acompanhada pela Associação de Movimento Arte e Cultura de Iracemápolis (Amaci), que agora passa a administrar o local. O presidente, Ângelo Denadai, diz que a associação se reunirá, a partir de agora, para definir próximos eventos e levantamento de recursos. “A partir de hoje, a Amaci começa a discutir projetos e buscar parcerias”, comentou.

O investimento para reforma do local foi de R$ 3 milhões. Parte dele foi da Usina Iracema, dona do espaço, que pertence ao Grupo São Martinho. Outra parte veio de incentivos como a Lei Rouanet.

ESPERA

Do Grupo São Martinho, João Guilherme Sabino Ometto relembrou a importância do Cine Iracema para a população. “Assisti muitos filmes aqui. Esse faz parte da história. Agora, ele será um importante centro cultural não apenas para Iracemápolis, mas para toda a região. Com certeza, os espetáculos atrairão moradores de cidades próximas”, comentou.

O presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, também prestigiou a inauguração. “Incentivar a cultura é muito importante. Esse local poderá receber os espetáculos do Circuito Sesi”.

Para o prefeito de Iracemápolis, Valmir Almeida (PT), a inauguração veio em uma hora importante para o município. “Iracemápolis está crescendo e o teatro vem para coroar isso. Em nome de todos, eu agradeço aos que investiram neste teatro”.

HISTÓRIA

O Cine Iracema, assim que inaugurado, chegou a ser um dos principais espaços de cultura da região. O local também serviu, após o fechamento, para diversas formaturas e eventos em geral no município.

O fechamento do local ocorreu há cerca de 20 anos e em 2007 foi criada a Amaci, que cuidou da recuperação do espaço. Com instalações mais modernas, ele tem capacidade para receber 324 pessoas e novo palco de 12 metros de comprimento, nos 716 m².

PRESENÇA ILUSTRE

Entre os convidados, sentado na primeira fila, aos 90 anos, estava José dos Santos Filho, mais conhecido como Seu Zé do Cinema. Seu Zé foi o primeiro funcionário do local. Ele começou a trabalhar assim que o local foi inaugurado em 1959 até seu fechamento em 1984. “Eu tinha esperança de viver esse momento. Ver esse local aberto novamente”, disse. “Aqui, acompanhei muita gente da cidade. Desde criança até crescerem e se casarem. Foram muitos anos”, relembrou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.