Chuvas em Iracemápolis ficaram 46% abaixo da média em 2021, segundo a prefeitura


Publicado em 21 de janeiro de 2022
Tabela e gráfico mostram que chuvas ficaram abaixo da média no último ano (Foto: Divulgação)

Tabela e gráfico mostram que chuvas ficaram abaixo da média no último ano (Foto: Divulgação)

Dados compilados pelo departamento de Planejamento da Prefeitura de Iracemápolis mostram que, em 2021, o volume de chuvas ficou 46% abaixo da média em relação a outros períodos.

A crise hídrica, devido à queda no volume de chuvas, se tornou uma preocupação em diversos municípios do país, impondo a necessidade de ações.

46% ABAIXO DA MÉDIA

O diretor de Planejamento, Leandro Neves Zacharias, explica que, dados do posto pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo (DAEE), identificam que ao longo de todo o ano de 2021, houve somente 54% de precipitação anual quando comparada à média entre 2017 e 2021 para o mesmo local.

O pluviométrico está instalado no prédio do Centro de Educação, Artes e Cultura (CEAC).

Na série histórica (1977-2006), a média anual é de 1400mm. Ademais, segundo relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência é de continuar com precipitações baixas e irregulares até abril de 2022.

AÇÕES

Neste sentido, a Prefeitura de Iracemápolis, conforme já comunicado no último ano, passou a realizar o racionamento até que a Represa Iracema retorne a maiores níveis de armazenamento, visando preservar o volume armazenado nos outros dois reservatórios: a Represa Municipal e a Represa Boa Vista.

O diretor aponta ainda a necessidade de cautela no uso da água devido à possibilidade de chuvas abaixo do esperado para os próximos meses, sobretudo o período de estiagem. O objetivo é atingir bons níveis nos três reservatórios para que não haja necessidade de racionamento em outros períodos.

Os comentários estão desativados.