Ciuminho, briguinha, tapinha que levam à morte


Publicado em 2 de julho de 2021
Graziela Félix - Jornalista Instagram: @grazifelix

Graziela Félix – Jornalista
Instagram: @grazifelix

“Um ciuminho até que é bom. Mostra que ele gosta de você!”. Não amiga, mostra que ele é inseguro e que esse ciuminho vai fazer com que você mude, aos poucos, suas atitudes até chegar o momento de você olhar no espelho e não se reconhecer como indivíduo.

O próximo passo é a aquela briguinha “boba”. A briguinha, que de boba não tem nada, poderá resultar num tapinha “de leve”, sem a “intenção” de machucar. Não se engane.

Quem já vivenciou situações deste tipo talvez nem imagina, mas está imersa em um relacionamento abusivo. Infelizmente, como eu mencionei no meu último artigo, muitas pessoas pensam que relacionamento tóxico é aquele em que ocorre agressão, o que não é verdade.

Existe um longo percurso a ser percorrido até que aconteça a agressão. Existem cinco tipos de violência contra a mulher que nós precisamos ficar atentas porque a sociedade tende a normalizar algumas atitudes que são gravíssimas.

A violência psicológica talvez seja a mais conhecida. É quando o parceiro vai minando sua identidade com excesso de ciúmes, chantagens, insultos, entre outros. Há também a violência moral que ocorre quando ele te desvaloriza, faz acusações caluniosas, expõe sua vida íntima.

Há ainda a violência patrimonial que é quando ele usa o seu dinheiro sem a sua permissão, destrói documentos ou deixa de pagar pensão alimentícia. A violência sexual, que também integra esse rol, ocorre quando o parceiro te obriga a ter relações sexuais sem que você queria, quando te impede de usar métodos contraceptivos ou quando ele te obriga a fazer atos sexuais que você não gosta.

E, por último, a violência física que é quando ocorre a agressão. Aí, amiga, o próximo passo é a morte. Porque o parceiro que já praticou qualquer uma dessas violências te enxerga como propriedade dele. Isso significa que ele acredita ser o seu dono e que você deve ceder a todas as vontades dele.

Perceba que há um caminho a ser percorrido antes que a agressão física ocorra. Mais que deixar marcas no corpo, todas elas deixam marcas na nossa alma. Não permita que isso ocorra contigo. Você é forte, é corajosa e pode colocar um ponto final nesse ciclo.

Os comentários estão desativados.