Coisa de novela
Publicado em 15 de novembro de 2019
Na ficção, Vivi Guedes, personagem de Paola Oliveira em “A Dona do Pedaço” vive um relacionamento abusivo no casamento com o delegado Camilo. Ameaças, cárcere privado e agressões físicas e verbais fazem parte do dia-a-dia da personagem que, assim como muitos casos da vida real, não teve coragem de dar um basta, colocar um fim no relacionamento e denunciar o agressor.
As atenções voltadas para novela das 21h da Rede Globo nos chamam atenção, mais uma vez, para casos de relacionamento abusivo que ninguém imagina. E não pense você que esse “exagero” acontece apenas na ficção.
Não acredita? Presta atenção nessa história: a minha “Vivi Guedes” real é uma blogueira famosa na nossa região que, recentemente, me relatou ter vivido um relacionamento abusivo. Tão empoderada nas redes sociais, moderna, defensora das mulheres, foi vítima da agressão do ex-namorado. Quando perguntei por que ela nunca denunciou, a resposta foi: “vergonha, as pessoas me conhecem”, disse ela sem conseguir olhar nos meus olhos. Meu coração ficou despedaçado. Queria pegá-la no colo, segurar na mão dela e levá-la para delegacia.
Mas não. Naquele momento eu apenas ofertei um abraço apertado que foi suficiente para que ela soubesse que poderia contar sempre comigo. Tudo o que uma vítima não precisa é de alguém que aponte o dedo dizendo o que ela deve ou não fazer. Nada de julgamentos.
Minha “Vivi Guedes” terminou o relacionamento. O agressor começou a namorar outra garota na semana seguinte. Poucos dias depois nós soubemos que ele foi parar na delegacia. O motivo? Agrediu a nova namorada.
Cenas que se repetem. Eu até acredito que as pessoas possam mudar. Acredito de verdade na evolução das pessoas, mas isso não acontece da noite para o dia. Por isso, se o seu novo crush tem histórico de agressão, fuja. Porque casos como o da Vivi Guedes não são “coisa de novela”.