Colégio Novo Acadêmico desenvolve projeto inédito de nutrição em ambiente escolar
Iniciativa é coordenada por nutricionista formada pela Unicamp
Publicado em 10 de abril de 2015
Um projeto inédito de nutrição em ambiente escolar vem sendo desenvolvido no Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira desde o início deste período letivo. A iniciativa é coordenada por Camilla Azevedo Gaiga, nutricionista formada pela Unicamp, que utilizará os resultados na defesa de seu mestrado. Segundo ela, o objetivo é capacitar os profissionais envolvidos na comunidade escolar para a transmissão e multiplicação do conhecimento sobre educação nutricional para crianças e adolescentes.
O projeto envolve capacitação e treinamento de professores e outros colaboradores do colégio, além dos donos e funcionários de cantinas e restaurantes que funcionam no espaço escolar. “A meta é introduzir no ambiente escolar práticas de alimentação saudável e educação nutricional”, explica Camilla. A partir disso, vários benefícios devem ser alcançados. Entre os principais, está diminuir as carências nutricionais e evitar a ocorrência de doenças decorrentes da má alimentação, como obesidade, diabetes tipo 2, cáries dentárias e problemas cardiovasculares.
“Vamos melhorar o estado de saúde das crianças e a sua qualidade de vida futura com a educação alimentar, juntamente com ações que estimulem a prática de atividade física”, destaca a nutricionista. Em sua fase inicial, o projeto visa aplicar na prática todos os métodos de ação de educação nutricional possíveis de realização dentro de uma escola. Após sua estruturação, inicia-se a capacitação dos profissionais envolvidos para que possam desenvolver o projeto de forma adequada.
Nesta primeira etapa, o Colégio Novo Acadêmico desenvolverá, ao longo do ano, várias atividades relacionadas à educação nutricional com enfoque em crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nessa fase, haverá educação nutricional em sala de aula, com material de apoio e aulas elaborados pela nutricionista.
Também será realizado o Projeto Hortas, em que os alunos, já introduzidos nesse assunto em sala de aula, irão para a prática aprender uma forma mais saudável de se alimentar, produzindo o seu próprio alimento. Outra medida é oferecer regularmente alimentos saudáveis na cantina e no refeitório.
“Em toda esta etapa, contaremos com a participação intensa dos alunos e com a interação da família no processo de construção de hábitos alimentares saudáveis”, diz Camilla. “Também abordaremos a alimentação na escola e quais as responsabilidades que os profissionais que realizam este trabalho devem ter em relação à nutrição das crianças e dos jovens”.