Com lei, postos de gasolina e lava- rápidos terão que ter reservatório
Publicado em 17 de outubro de 2014

Vereador comentou que uso racional deve ser incentivado com lei
Projeto de vereadores foi aprovado por unanimidade em primeira discussão
Com a intenção de forçar a economia de água e estimular a mudança de hábitos, a Câmara aprovou, na última sessão, um projeto que determina a instalação de reservatórios de água da chuva em postos de combustíveis e lava rápidos do município. O texto é dos vereadores Valdir do Carmo, o Valzinho, e Valdenito Gonçalves de Almeida, ambos do PT.
O projeto foi aprovado por unanimidade mas apenas na primeira discussão. Para virar lei, é preciso ser aprovado na segunda discussão e ser sancionado pelo prefeito. De acordo com um dos autores do projeto, o chefe do Executivo Valmir Almeida (PT) já tem conhecimento do texto.
Valdir do Carmo comentou que o projeto já havia dado entrada na semana anterior, mas foi removido para mudanças. Segundo ele, comerciantes do ramo foram visitados e perguntados sobre o assunto. “Muitos já possuem o sistema”, disse.
A partir da aprovação, os comerciantes terão seis meses para se adaptar à nova lei. Eles serão obrigados à instalação de reservatórios e captadores de água da chuva. Qualquer outro comércio que possua sistema de lavagem de carros também terá que obter o reservatório. “Reutilizar a água e usar com consciência é algo para ser feito sempre”, comentou.
Ele explica que, após sanção, caberá à prefeitura visitar os comerciantes e conversar sobre as mudanças, assim como a vistoria do cumprimento da lei. Os estabelecimentos obterão o alvará de funcionamento ou sua renovação mediante a comprovada instalação dos reservatórios e captadores de água da chuva.
Foto Assessoria de Imprensa da Câmara