Combate à Dengue: Drone identifica 168 pontos de atenção em 8 bairros


Publicado em 12 de abril de 2025

drone-dengue

O mapeamento com drone realizado pela Secretaria de Saúde em oito bairros do município já está resultando na identificação de criadouros. Foram encontrados 168 pontos de atenção nos bairros Carolina Ometto Pavan, João Ometto, Parque Cesarino Borba, Cidade Nova, Aquarius, Campo Verde, Condomínio Flórida e Alcidez Modenez.

Os bairros com maior número de apontamentos foram o Residencial Aquarius, Campo Verde e Parque Cesarino Borba. Atualmente, dos 168 pontos de atenção, 47% se referem a materiais acumulados — como lixo, entulho e sucatas — seguidos de 19% de depósitos móveis, como vasos e frascos com água, pequenas fontes ornamentais e materiais de construção estocados.

Após os apontamentos, os agentes de endemias notificam os proprietários de forma presencial e/ou por correspondência, concedendo prazo de 48 horas para a eliminação dos criadouros. Caso a notificação não seja recebida, será realizada a publicação no Diário Oficial do Município e, posteriormente, solicitada liminar judicial para acesso ao imóvel, com apoio da Segurança Pública, além de multa.

O setor de Vigilância Epidemiológica alerta que, por lei, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências para fiscalização. Caso haja recusa, o responsável poderá ser multado em 100 Ufesps (R$ 3.702,00). Em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado, conforme determina a Lei Municipal nº 2.258, de fevereiro de 2016.

A Prefeitura reforça que, apesar do uso inovador dos drones, a principal responsabilidade no combate à dengue continua sendo da população, que deve manter os quintais limpos e eliminar possíveis criadouros, evitando água parada. Da totalidade dos apontamentos, 61 já foram resolvidos, 45 aguardam o prazo para retorno e 62 ainda estão pendentes de visita.

“Nós vamos entrar em contato com os responsáveis pelos locais e fazer as orientações necessárias para que esses problemas apontados pela inteligência artificial sejam sanados. Após o prazo, o drone vai fazer novamente as imagens e confirmar se as ações necessárias foram feitas”, destacou o secretário de Saúde, Ralf Silva.

Os comentários estão desativados.