Comitê define pela recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados


Publicado em 11 de junho de 2022

Ao atender à definição do “Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19”, a Prefeitura de Iracemápolis recomenda a retomada do uso de máscaras em ambientes fechados no município.

A decisão foi tomada pelos membros do comitê e é pautada no aumento de casos de covid-19 registrados em maio. No total, foram 141 novos casos de covid-19 em maio e um óbito enquanto que, em abril, foram sete casos. As equipes de saúde do município também sentiram um aumento significativo na busca por atendimento devido a sintomas gripais.

Outras cidades da região também chegaram à mesma definição.

A Prefeitura ressalta que trata-se de recomendação e não obrigatoriedade no caso ambientes fechados.

No entanto, é fundamental ressaltar que permanece obrigatório o uso das máscaras em transporte coletivo e também em locais com atendimento de saúde, como: farmácias, unidades de saúde, clínicas e o Pronto Socorro Municipal.

“Insta ressaltar que se trata de recomendação do retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, bem como também não será alterada a legislação vigente. A obrigatoriedade permanece em serviços de saúde e transporte coletivo”, diz a determinação do comitê.

Ressalta-se ainda a importância de se manter os protocolos sanitários como o uso de álcool para a higienização das mãos e também a busca por manter a vacinação em dia.

HORÁRIO DO VELÓRIO

Os membros do Comitê também tinham como pauta a ampliação no horário dos velórios que se limitam à duração de 2h30. Foi debatida a ampliação de horário, das 8h as 16h30. Neste caso, a maioria dos membros do comitê optou pela permanência do horário reduzido neste momento. Ou seja, não haverá mudança neste sentido.

Os comentários estão desativados.