Competição


Publicado em 21 de janeiro de 2023

O ato de competir faz parte da natureza humana, desde os primórdios essa pratica está presente entre nós. A partir disso nasceram o jogos e eventos competitivos ao longo da história, o mais antigo que se tem notícia são as Olimpíadas que nos remete desde a Grécia Antiga.

Também existem outras formas de competição e disputa, a política passou a ser uma delas, fosse para defender um território ou ideias, as pessoas sempre estiveram dispostas até mesmo dar suas vidas no passado. Assim a humanidade passou por cruéis séculos de guerras que ainda hoje respingam em nossa caminhada por este mundo.

Na tentativa de amenizar os danos foram criados mecanismo mais civilizados e humanitários para se vencer uma disputa de poder e ideias. Hoje conhecemos como eleições, mas também pode ser chamado de plebiscito ou referendo. Onde dois ou mais grupos apresentam suas ideias e a maioria do povo decide quem deve representar na hora das decisões mais importantes.

A competição e disputa, seja esportiva ou política, pode ser saudável quando compreende convenções de uma civilização que se propõe evoluir para o melhor. Porém existe um risco grave quando a disputa apela para um instinto primitivo que ainda teima se fazer presente em nossa sociedade.

Esse tipo de competição se torna tóxico quando algumas das partes estão contaminadas pelo espírito da arrogância e prepotência. Desse modo a competição torna-se apenas mais um modo do que hoje chamamos de ostentação, para mostrar mais força e poder que o outro por mero capricho, sem que haja real interesse no bem estar comum ou pelo menos no lazer coletivo.

Devemos ser competitivos e utilizar esse dom natural que todos temos como seres humanos, mas para progredirmos, para realizar melhorias que nos beneficiam e aos que estão a nossa volta, sem querer com as vitórias humilhar os demais. Pois muitas vezes nas competições da vida nosso maior adversário é o próprio ego.

Os comentários estão desativados.