Conselho Municipal do Idoso orienta sobre violência
Publicado em 29 de julho de 2016
O Conselho Municipal do Idoso de Iracemápolis, com o intuito de assegurar os direitos da pessoa da terceira idade e esclarecer dúvidas da população, vem a público orientar que há vários tipos de violência contra a pessoa idosa e todas são consideradas crime.
Entre os objetivos do Conselho, está o de organizar campanhas de conscientização e programas educativos, com vistas à valorização dos idosos e da velhice saudável, além de incorporar preocupações manifestadas pela sociedade e opinar sobre denúncias encaminhadas. Por isso, a denúncia da população é fundamental para garantir os direitos da pessoa idosa.
Várias ações são consideradas violência contra o idoso: violência física, psicológica, sexual, abuso financeiro, negligência, autonegligência, maus tratos, privação de liberdade e convivência social, violência medicamentosa, entre outras. Para denunciar, basta ligar na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, pelo Disque 100.
Em Iracemápolis, as denúncias podem ser feitas em dois locais: no Serviço de Proteção Especial (sede da Promoção Social, Rua Cesarino Borba, 380, Centro, F: 3456 1287) ou na Delegacia de Polícia (Rua Pedro Gonçalves de Lima, 250, Distrito Industrial I, F: 3456 1166).
Quem preferir, pode fazer a denúncia no Ministério Público, em Limeira, na Curadoria do Idoso, que fica na Rua Boa Morte, 661, Centro, F: 3441 9823, ou ainda na Defensoria Pública, também em Limeira, que fica na Rua Maria Buzolin, 622, Jd. Piratininga, F: 3442 7007.