Contas de internet e telefone podem subir


Publicado em 22 de maio de 2015

Grandes jornais do país, como Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão, trouxeram a notícia nesta semana: as contas de internet e telefone podem subir ainda em 2015.

Isso porque o Ministério da Fazenda continua procurando formas de aumentar a arrecadação para conseguir bater a meta de superávit primário. E nem mesmo o corte no orçamento do Governo, que deve chegar a R$ 80 bilhões, é o suficiente. Para atingir a meta, o ministro Joaquim Levy pretende aumentar o que arrecada com o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

Em outras palavras, o Governo Federal pretende aumentar os impostos que arrecada com as operadoras de telefonia e internet. E a perspectiva é que elas repassem a conta ao consumidor, deixando os serviços mais caros.

De acordo com especialistas da área, isso também pode inviabilizar o projeto “Banda Larga para Todos”, que promete levar internet rápida a 95% da população. Isso porque, com o aumento dos impostos, as operadoras tendem a frear investimentos por um tempo.

Fontes dos jornais afirmam, com isso, que o desejo de Joaquim Levy encontra forte resistência do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que pensa justamente o contrário: conceder créditos para as empresas em troca de investimentos em fibra óptica em regiões do Brasil comercialmente menos atrativas.

A esperança é que Berzoini tentará convencer técnicos do Ministério da Fazenda a acharem outro modo de arrecadar mais. Se conseguir, será um alívio, pois já pagamos muitos impostos. Caso não consiga, prepare o bolso.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.