Coordenadora da Promoção e presidente do Fundo Social, Vanessa fala de sua gestão


Publicado em 8 de janeiro de 2016
Vanessa coordena os setores há três anos

Vanessa coordena os setores há três anos

A Gazeta traz hoje uma entrevista com Vanessa de Oliveira Metelmann Soares (Vanessa Curadô). Aos 34 anos, ela é coordenadora da Promoção Social e presidente do Fundo Social. Vanessa tem formação técnica em Turismo e Eventos. Atualmente, está cursando Serviço Social.

Que balanço a senhora faz dos três anos a frente da Promoção Social?

Quando o prefeito Valmir me confiou o cargo de coordenadora da Promoção Social, em 2013, me deparei com um setor que tinha necessidades de melhorias em seu espaço físico para garantir mais qualidade aos atendimentos. O CRAS, visto com porta de entrada da Assistência Social, estava com recursos humanos incompletos e o local era inadequado, pois era dividido com a Coordenadoria de Promoção Social, fora da conformidade do MDS. Estruturamos a equipe de referência e proporcionamos um local exclusivo para suas atividades. O CRAS em breve vai se mudar para um espaço físico ainda melhor. Proporcionamos que a população tenha mais conhecimento nas politicas públicas na área social, uma participação da sociedade civil. Desde o início, vivenciamos o aumento das famílias, principalmente as de vulnerabilidade social, que estão tendo seus vínculos familiares rompidos, na maioria das vezes devido ao uso de algum tipo de substância por um membro familiar, como bebidas alcoólicas e drogas, dificultando o retorno na convivência da família, consolidando um impacto social nas ruas da cidade. Toda a equipe social e outros órgãos ficam amarrados em um sistema constitucional desatualizado para os enfrentamos atuais.

Na área de atuação, qual a diferença entre Fundo, Promoção Social e CRAS?

O Fundo Social é um terceiro setor, vinculado com a Prefeitura, sendo opcional ser mantido ou não nos municípios, tendo como função promover ações, eventos e campanhas, devendo ser presidido voluntariamente. A Promoção Social já é uma coordenadoria do órgão gestor de politicas públicas da Assistência Social, sendo obrigatória sua existência. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é a proteção básica da assistência social, onde é executado o trabalho de prevenção, fortalecimento de vínculos das famílias e comunidade. Vamos imaginar que o CRAS é igual aos Postinhos de Saúde dos bairros, que realiza um trabalho de prevenção, e conforme o crescimento do município e o aumento de habitantes pode considerar a necessidade de mais CRAS, sendo implantado no bairro de maior popularidade. O CRAS é comandado pela Promoção Social.
Em sua avaliação, quais os avanços da sua gestão?
Tivemos um avanço em parceira com a população na criação do primeiro Cadastro Habitacional regularizado para que futuramente o município venha ser beneficiado com programas habitacionais. Criamos em parceira com o Conselho do Idoso o Fundo Municipal do Idoso, que passa pelos últimos detalhes para estar apto a receber recursos e doações, de verbas públicas ou privadas, que poderão ser investidas em politicas direcionadas para a pessoa idosa. Conforme articulação com Ministério Público, ocorrerá a primeira implantação de acolhimento (Abrigo) para crianças e adolescente do município, em parceira com um terceiro setor. Implantação do espaço físico do CREAS. Conquista de emendas parlamentares aprovadas através de projetos para aquisição de bens como três automóveis, computadores e outros que serão adquiridos. Tivemos uma triplicação na participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos dentro dos grupos do CRAS. Aumento nos auxílios e benefícios eventuais da Promoção Social. Campanha de arrecadações do Fundo Social em parceira com igrejas e sociedade civil. Promovemos em parceira com a Coordenadoria de Cultura datas de eventos, proporcionando participação das entidades do município. Aumento de vagas em programas de auxilio emergencial de desempregos.

A Promoção Social conta com parcerias de outros setores da sociedade?

Sim, a maior parte da Proteção Básica da Promoção Social é realizado em parceira com entidades, e iremos ter duas entidades desenvolvendo o trabalho de Alta Complexidade, que são os acolhimentos, o Lar São Vicente de Paula que acolhe pessoas idosas, uma entidade parceira há vários ano da Prefeitura e futuramente o Lar das Crianças. Contamos com os conselhos CMAS, CMDCA e Conselho do Idoso, onde a maior parte tem a participação da sociedade civil, e Ministério Público, um grande parceiro. Já o Fundo Social conta com o apoio de igrejas, comerciantes e empresários.

Deixe uma mensagem aos leitores.

A cidade passa por um grande desenvolvimento econômico, com conquistas de novas empresas e essas mudanças acarreta uma demanda maior de problemas sociais, e para suprir estamos realizado um planejamento e vigilância socioassistencial constante. Que a população tenha conhecimento que a equipe do setor de Assistência Social está se dedicando com muita responsabilidade e comprometimento na execução do seu trabalho, só não conseguimos dar mais avanços devido ao momento de grandes dificuldades econômicas, desde municipal à nacional. Que é fundamental o fortalecimento dos nossos vínculos familiares, principalmente a nossa participação na vida das nossas crianças e adolescentes, infelizmente temos uma grande inimiga bem próxima, que são as drogas, onde não podemos continuar perdendo os nossos entes queridos. E desejo que a população se conscientize da importância de eliminarmos o assistencialismo, desde daquele individuo que tem a ilusão de levar vantagens até as figuras públicas que usam essas práticas para levar suas vantagens próprias. Que a nossa população esteja a cada dia mais envolvida das politicas públicas, uma participação ativa, e não podemos jamais perder nosso otimismo e desistir da nossa pátria amada.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.