Criado comitê interinstitucional para combate à dengue
Publicado em 20 de novembro de 2015
A Secretaria de Saúde está realizando diversas ações de combate a dengue, inclusive intensificando as orientações à população. Na semana passada, foi assinado um decreto que institui o Comitê Interinstitucional para o combate à dengue, chikungunya e zica vírus em Iracemápolis.
O grupo é formado por diversos setores do serviço público e sociedade civil. Esse comitê tem como missão definir, organizar e colocar em prática as ações de controle e combate dessas três doenças.
O secretário de saúde, João Renato Alves Pereira, acredita que o desafio é coletivo e só será possível colher bons frutos se poder público e população trabalharem juntos. Neste segundo semestre, foram criados o Projeto de Educação e Ação (PEA), onde diversos criadouros do mosquito transmissor da dengue foram recolhidos. Além disso, as unidades de saúde intensificaram os trabalhos de educação e informação aos pacientes, os agentes de saúde da família e agentes de controle de vetores intensificaram as ações nas casas dos moradores e visitaram também indústrias e comercio. “Também promovemos palestra sobre o tema, pedágio da saúde e outras ações. Tudo com o único foco de evitar o primeiro caso da doença. Se houver uma nova epidemia o cuidado será redobrado”, disse.
Outra ação realizada nos últimos meses foi o Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue 2015/2016, que é uma exigência da SUCEN. “É esse documento que irá nortear as ações de dengue”, explicou João Renato.
Próximas ações
A Secretaria de Saúde vai receber, dia 2 de dezembro, a enfermeira Glaucia Pericin, dretora técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, que irá apresentar a situação regional da dengue. O encontro será realizado na Câmara.