Cuide-se, a pandemia não passou


Publicado em 4 de junho de 2021

O Portal G1-Piracicaba publicou nesta semana uma notícia preocupante, a partir de informações da Prefeitura de Cordeirópolis — a poucos 20 km de nós. Reportagem no portal informa que a Prefeitura de Cordeirópolis confirmou a infecção de moradores pela variante P.4 do coronavírus. O diagnóstico foi feito por meio de um estudo da USP (Universidade de São Paulo) de Pirassununga.

“Entre as amostras aleatórias colhidas pela universidade, quatro positivaram para a cepa. A variante P.4 foi descoberta em maio, na cidade de Itirapina. De acordo com a enfermeira Nayara Bellini Motta, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis, ainda é cedo para detalhar, mas a situação é preocupante. Por ser estudo recente, e por enquanto apenas com quatro casos, há dificuldades para afirmar se a nova variante é mais transmissível, mais letal ou qual desdobramento tenha”, informa a reportagem.
A origem da cepa recém-identificada é desconhecida, mas ela é derivada da linhagem da variante P.1, registrada em Manaus. Cordeirópolis já tinha confirmado antes, também com estudo realizado pela USP, as variantes P.1, P.2 e B1.1.28.

Com informações ainda iniciais sobre o perigo de novas variantes, vale sempre se resguardar. Não custa lembrar que as medidas de combate à pandemia devem ser de natureza aditiva: vacinação, testagem em massa, uso de máscara, higiene das mãos, distanciamento social e ventilação de espaços fechados. Cuide-se, a pandemia ainda não passou.

Os comentários estão desativados.