Curtinhas Policiais – 02 de setembro de 2016
Publicado em 2 de setembro de 2016
Mediação Comunitária
Na última sexta, dia 26, a Polícia Militar de Iracemápolis inaugurou uma sala de Mediação Comunitária, com previsão legal na Constituição Federal.
Mediação Comunitária II
O objetivo da PM é aperfeiçoar o atendimento ao público e assegurar mais um canal de ligação com a comunidade, transmitir orientações ao cidadão e estimular a solução em conjunto, com ajuda mútua, além de gerir problemas sociais e consolidar a Mediação Comunitária como disciplina relevante no preparo de policiais militares e padronização de procedimentos.
Como funciona
Poderão ser solucionados por meio da Mediação: conflitos envolvendo direitos patrimoniais, infrações penais em que a ação, privada ou pública, seja condicionada a representação do ofendido ou seu representante legal, conflitos de vizinhança, conflitos familiares etc.
Como participar
A captação de pessoas interessadas em participar pode ser feita por convite, triagem de boletins de ocorrências ou comparecimento do interessado na sede da Polícia Militar, que fica na Rua Duque de Caxias, 979, Centro.
Balão cai na Usina
Um representante da Usina Iracema encontrou um balão caído dentro da empresa no último dia 28. Ele recolheu o material e o caso na Delegacia. A prática de soltar balão é crime previsto no Código Penal e na Lei de Crimes Ambientais. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões pode gerar reclusão de um a três anos, multa ou ambas as penas.
Pequenos furtos
Na Delegacia, o registro de ocorrências de pequenos furtos é constante. Em algumas situações, a atenção da própria vítima seria o suficiente para evitar a perda. A título de exemplo, em boletins recentes, há o registro de bicicletas furtadas de dentro do CEAC e de telefone celular furtado de dentro do veículo, enquanto o proprietário estacionou para ir ao mercado.