Dengue: Cidade tem 1ª morte suspeita e Dia D ocorre hoje


Publicado em 27 de março de 2015

Está marcado para ocorrer hoje, em toda a cidade, o megamutirão de combate à dengue. A cidade atingiu o maior número de casos dos últimos cinco anos e a primeira morte suspeita da doença foi informada na última sexta-feira pela Secretaria da Saúde.

Segundo a pasta, é importante que toda população colabore com o Dia D e receba os agentes e voluntários hoje. Diversos setores da prefeitura de Iracemápolis se mobilizaram para o mutirão que ocorre a partir das 8h.

 

grafico-da-dengue-iracemapolis-2010-a-2015 O mutirão está sendo organizado pela Secretaria de Saúde e vai passar por toda a cidade. O ponto de encontro das equipes da prefeitura e dos voluntários será a Praça da Matriz. Lá ficará uma base de apoio com funcionários da Saúde, Serviços Urbanos, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar. Quem quiser colaborar é preciso chegar 15 minutos para receber as orientações sobre a ação. O mutirão vai contar com o apoio dos estudantes das escolas municipais que vão se juntar à equipe que vai ficar responsável pelas orientações sobre os cuidados para evitar a doença, indicações de repelentes e informações sobre os sintomas e tratamento. “Acabar com a dengue é um desafio coletivo, por isso, precisamos da ajuda de todos”, destacou a diretora da Vigilância Epidemiológica Giovana Maria Alves da Silva.

MORTE SUSPEITA

Na manhã da última sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Iracemápolis confirmou a primeira morte por suspeita de dengue no município. De acordo com a Prefeitura, o jovem de 22 anos, que estava internado no Hospital Medical, em Limeira, é o primeiro óbito suspeito da doença na cidade.

No mesmo dia, o Hospital Medical informou, em nota oficial, que o paciente morreu na madrugada de sexta com “quadro de choque refratário (queda vertiginosa da pressão sem resposta ao tratamento)”. A unidade médica ainda afirmou que o caso é considerado suspeito de dengue, mas a evolução clínica também foi compatível com leptospirose ou febre maculosa. O material coletado ainda precisa de análise do Instituto Adolfo Lutz, para confirmar a causa da morte. Não há prazo para a divulgação do resultado dos exames.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, informou que o jovem morava no Centro de Iracemápolis, trabalhava no município, mas estudava em Limeira, no período noturno.

Número de casos é o maior dos últimos cinco anos

Iracemápolis tem 207 casos confirmados de dengue em 2015, segundo balanço informado ontem. O número é o maior nos últimos cinco anos. De acordo com os dados, atualizados ontem, são 173 autóctones e 34 casos importados. De acordo com a prefeitura, 96 aguardam resultados e 93 tiveram a suspeita descartada.

O setor de Vigilância Epidemiológica e Sanitária divulgou os dados dos últimos cinco anos, a pedido da reportagem. O crescimento é alto. Em 2010 foram registrados 43 casos ds doença. Em 2011 foram 105 e em 2012 foram dez confirmações. Em 2013 foram 51 confirmações e em 2014 foram 29.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.