Dengue: Vigilância orienta sobre cuidados ao armazenar água da chuva e de reuso


Publicado em 7 de janeiro de 2022

Com a situação imposta pela crise hídrica e necessidade de economia de água, são muitas as pessoas que buscam contribuir reservando água de reuso e, principalmente, aproveitando os momentos de chuvas para armazenamento. De acordo com o setor de Vigilâncias em Saúde é necessária a adoção de cuidados para que isso seja feita de forma consciente e evitando a criação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya.

“A economia de água se faz necessária, mas não podemos descuidar quanto à prevenção à dengue. É muito importante a manutenção de práticas simples para preservar a saúde de todos”, cita a diretora do setor, Vivian Graziela da Silva.

DICAS

· É necessário esgotar completamente o tambor a cada cinco dias, lavar com bucha e sabão para retirada dos ovos;

· Manter o recipiente tampado e clorado: a medida é 2 copos de cloro a 10% (500ml) para 200 litros de água ou 2 litros de água sanitária a 2,5%;

· Observar, toda vez que for utilizar a água, se há larvas ou mosquitos. Mesmo com o tambor estando bem vedado essa medida é necessária. Caso tenha proliferação, é preciso esgotar a água e clorar imediatamente.

· Ao vistoriar o tambor, a orientação é não bater ou movimentar porque as larvas podem se alojar no fundo do recipientes, dificultando a verificação.

O CICLO DO MOSQUITO

No momento da coleta da água, o mosquito deposita os ovos e pode se manter assim até um ano, mesmo com o local seco. Caso o tambor seja novamente cheio após esse período, mesmo bem vedado, acontece a proliferação. Por isso, esses cuidados são de extrema importância.

De acordo com o departamento, os riscos do armazenamento incluem o fato de que o ciclo do mosquito pode ser adiantado em três dias se houver ovos.

“Contamos com a colaboração de toda população ao exercer esses cuidados, assim como os demais: não deixando garrafas, pneus e outros recipientes com água parada. Essa luta é de todos nós”, ressalta a equipe.

Os comentários estão desativados.