Documentário com a história de Iracemápolis marca 67º aniversário


Publicado em 30 de abril de 2021
Primeiro episódio será divulgado no domingo (Foto: Divulgação)

Primeiro episódio será divulgado no domingo (Foto: Divulgação)

Iracemápolis completa, no próximo dia 3, 67 anos de emancipação político-administrativa e 130 de fundação. Desde as terras do pequeno povoado de Santa Cruz da Boa Vista até a cidade que conhecemos hoje, há muitas histórias a serem contadas sobre a cidade lábios de mel. Neste aniversário, a Diretoria de Cultura desenvolveu uma série de vídeos especiais com esses registros históricos. A diretora de Cultura, Dalila Lamontagna Mouro, comenta que o objetivo é resgatar a história através de narrativa e relatos dos primeiros moradores e moradoras que aqui chegaram e valorizar a oferta e a diversidade cultural que o município oferece.

“Durante o mês de maio, será divulgada uma série com quatro episódios que resgatam a nossa história e valorizam a singularidade de nosso povo. Foi um trabalho muito enriquecedor para nossa cultura e buscamos contemplar ao máximo os artistas locais. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube Cultura Iracemápolis”, comenta.

Devido à pandemia de covid-19, em que ainda não há a possibilidade de realizar manifestações e comemorações com público, o objetivo da Diretoria foi adaptar essas atividades para um formato online “em que podemos nos sentir de alguma maneira próximos, tanto de pessoas queridas que marcam a história de nossa terra, como trazer também um pouco de apresentações artísticas de diversos agentes culturais para celebrarmos juntos a história da nossa Iracemápolis”, destaca. O primeiro episódio será divulgado neste domingo, dia 2.

EXPOSIÇÃO
Seguindo o objetivo de valorizar as belezas de nossa terra, a partir da primeira semana de maio, o hall de entrada da Prefeitura contará com a exposição “Retratos de Iracemápolis”, do artista plástico Marcos Cândido de Souza. O objetivo da pasta é que a exposição fique aberta para visitação no período de 04 a 18 de maio, das 9h às 16h. Neste caso, no entanto, a liberação tem base nos protocolos de saúde. Caso, neste período, o espaço ainda não possa receber o público, devido ao Plano São Paulo, outras datas serão informadas posteriormente.

HASTEAMENTO
No dia do aniversário, às 8h, ocorre a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras. O ato cívico acontece no Paço Municipal e também seguirá protocolos de segurança devido à pandemia, contando somente com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo. A prefeita Nelita Michel destacou a importância de celebrar este momento, mas sem deixar de lado os cuidados devido à pandemia. “Infelizmente, ainda estamos em um momento difícil devido ao coronavírus e não poderemos fazer as tradicionais comemorações relativas ao aniversário da cidade. No entanto, nossa equipe da Cultura preparou um presente especial e, mesmo dentro de nossas casas, poderemos celebrar e conhecer mais sobre a história desse povo trabalhador e acolhedor que é o nosso povo. Vamos ter fé de que esse momento irá passar e poderemos, em breve, estar todos juntos um próximo 3 de maio”, citou.

A missa em Ação de Graças pelo aniversário do município está marcada para domingo, dia 2, às 9h, na Igreja Matriz Paróquia Jesus Crucificado, Praça da Matriz. A cerimônia religiosa também seguirá critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo.

Os comentários estão desativados.