Doença Crônica


Publicado em 18 de março de 2016

Caso Panair. Caso Roberto Farina. Dissiê Baugarten. Capitão Guimarães. Caso Governador Haroldo Leon Peres. Caso Lutfalla. Escândalo da mandioca. Escândalo da Proconsult. Escândalo Coroa Brastel. Montepio da Família Militar. Caso Delfin. Escândalo das papeletas amarelas. Caso Jorgina de Freitas. Caso Edmundo Pinto. Caso Nilo Coelho. Caso Eliseu Resende. Caso Queiroz Galvão. Caso Ney Maranhão. CPI do Detran. Escândalo dos Anões do Orçamento. Caso Rubens Ricupero. Escândalo do Sivam. Escândalo do Banestado. Escândalo da Encol. Escândalo da Mesbla. Dossiê Cayman. CPI do Banestado. Banco Nacional de Minas Gerais. Banco Noroeste. Banco Econômico. Bancos Marka e Fonte Cindam. Escândalo da SUDAM e da SUDENE. Escândalo do TRT SP. Caso Luís Estevão. Caso Toninho do PT. Caso Celso Daniel. Operação Anaconda. Escândalo do Propinoduto. Escândalo dos Bingos. Caso Kroll. Escândalo dos Correios. Escândalo do IRB. Escândalo do Mensalão. Mensalão Mineiro. Escândalo do Banco Santos. Escândalo dos Fundos de Pensão. Escândalo do Mensalinho. Escândalo das Sanguessugas ou das Ambulâncias. Operação Confraria. Operação Dominó. Operação Saúva. Escândalo do Dossiê. Escândalo da Renascer em Cristo. Operação Navalha. Operação Moeda Verde. Caso Renan Calheiros ou Renangate. Caso Joaquim Roriz. Caso Bancoop. Esquema de desvios de verbas no BNDES. Máfia das CNH´s. Caso Daniel Dantas. Escândalo dos Correios. CPI das ONGS. Máfia do Apito. Operação Tsunami. Caso Siemens. Operação Zelotes. Máfia da Merenda. Lava Jato. O motorista que oferece uma cerveja para o guarda não multá-lo. O fiscal que cobra uma “ajuda” do comerciante. A pessoa que fura a fila.

A corrupção está enraizada em vários setores da sociedade brasileira. E nada disso é recente, segundo a historiadora Denise Moura (Unesp), que diz que a prática chegou junto com as caravelas portuguesas.

As manifestações do último domingo, Brasil afora, diz-se contra a corrupção. Infelizmente, a classe mais elitizada novamente deu as caras. E essa, ela mesma, em sua grande maioria é formada por gente atolada em corrupção, seja na sonegação de impostos, seja no levar vantagem a qualquer preço para manter o padrão de vida. E as camisas da CBF desfilaram reluzentes. A você que acha que ‘fez sua parte’ eu diria: o buraco é mais embaixo e o diagnóstico parece prometer doença crônica!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.