Dona Ana e a arte de fazer pamonha
Aos 69 anos, ela vai aparecer na EPTV neste sábado falando sobre o quitute
Publicado em 31 de julho de 2015
A pamonha é um quitute feito de milho verde muito comum em nossa região. Se souber prepará-la, o sabor é divino. Esse é o caso da iracemapolense Ana Maria de Moraes Rosales, de 69 anos, cujas pamonhas já são bem conhecidas na cidade.
Dona Ana faz o prato há 35 anos. Até hoje, trabalha duro para dar conta das encomendas. Ela é referência na produção da iguaria. Na Festa do Milho, em Tanquinho, coordena a equipe de pamonheiras. “Duas pessoas que sempre me ajudaram foram Antônia Honório e Bia Sotero, que também fazem pamonha”, ela conta.
Na Festa do Milho deste ano, ela completou sua 18ª participação. Além dessa, também participa de outras quermesses, como a Choco Milho, em Santa Bárbara, e a festa culinária de Brotas.
Imprensa
Sua pamonha chama a atenção inclusive da imprensa. Receber programas de TV já é comum. Suas receitas já foram vistas em programas da Record e SBT.
Exemplo disso acontece neste sábado, dia 1, quando irá ao ar uma reportagem da EPTV Campinas com a participação de Dona Ana. O programa passa às 12h e 19h.
Outros programas
Ano passado, o Domingo Espetacular, da Record, veio até sua casa. A equipe fez uma matéria sobre milho e derivados e a entrevistou. O vídeo, inclusive, pode ser visto no YouTube. Outro programa em que ela apareceu é o do Ratinho, que mostrou a Festa de Tanquinho e ela foi uma das entrevistadas.
Para quem é de Iracemápolis e não provou sua pamonha, ela avisa que em breve pretende participar da Feira Livre prevista para acontecer na Praça da Bíblia. Mas, caso não queira esperar, pode fazer sua encomenda pelo telefone 3456 5898.