Eleitores merecem campanha limpa, séria e justa
Publicado em 22 de agosto de 2022
Com o fim do prazo para o registro das candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já estão definidos os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
São 12 candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022. Vale lembrar que o TSE ainda julgará os registros de candidatura, o que deverá ocorrer até o dia 12 de setembro.
Os candidatos oficialmente em campanha são, em ordem alfabética: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Leonardo Péricles (UP), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera (PSTU).
O país tem 156.454.011 eleitores aptos a votar, uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular. Com o início da campanha política, se espera que a corrida por votos seja limpa, sem ataques pessoais e focada em propostas sérias.
Isso de ficar atacando a imagem de candidato A ou B não está com nada. As novas regras da legislação eleitoral fez com que os políticos fossem obrigados a evoluir em muitos sentidos, não gastando montanhas de dinheiro em marketing nem saindo por aí pintando muros e jogando santinhos pelo chão. A torcida é para que isso também reflita na conduta pessoal dos candidatos, que devem abordar as pessoas com respeito e apresentar suas ideias e projetos.
Por fim, é bom termos em mente que o poder não está com os políticos, mas sim com cada cidadão consciente que vota buscando o respeito que merece.