Enem 2015: site dá dicas de como se preparar para a prova
Provas acontecem dias 24 e 25 de outubro; Resultados ajudam no acesso ao ensino superior em universidades
Publicado em 16 de outubro de 2015
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação, acontece dias 24 e 25 de outubro. As provas serão aplicadas no período da tarde, com questões de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos, além da redação. O gabarito é divulgado em até três dias após a prova.
Dicas
A preparação para o Enem 2015 está na reta final. Por isso, é hora de revisar o conteúdo e focar nos detalhes que podem garantir uma vaga na universidade.
Para melhor rendimento no Exame, o educador Rodrigo Fulgêncio preparou algumas dicas. Elas estão disponíveis no site da Universia Brasil (noticias.universia.com.br). A Gazeta traz aqui um resumo.
1. Boa alimentação
Alimentar-se corretamente, antes e durante a prova, é essencial para o candidato se manter desperto e focado nas questões. Evite alimentos pesados. As melhores opções são alimentos integrais e que sejam ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais.
2. Tempo para a redação
No dia da prova de redação, procure ler primeiro o tema e fazer uma reflexão por alguns minutos. Em seguida, comece a resolver as questões e deixe a redação para o final, pois os enunciados e os textos de apoio podem ajudar a construir argumentos mais sólidos para o texto. O ideal é que o candidato reserve pelo menos uma hora para escrever a redação.
3. Sobre questões difíceis
No começo da prova, não perca tempo com questões de alta complexidade. Uma boa estratégia é pular as difíceis e se dedicar a resolução das mais fáceis. Depois, volte nas que ficaram em branco e tente resolver elas com calma, sabendo que as demais já estão prontas.
4. Sobre atualidades
A leitura de jornais, revistas e sites é a melhor forma de o aluno se preparar para a redação. O texto exigido no exame é uma dissertação-argumentativa, que deve relacionar questões sociais, políticas, culturais e científicas a partir de uma situação-problema. O candidato que estiver por dentro dos acontecimentos terá maior embasamento para construir o texto, produzindo argumentos relevantes.
5. Descanse antes
O corpo precisa estar descansado para encarar a maratona de provas e, por isso, o ideal é dormir cedo na véspera do Enem.