Entre realidades e sonhos: espetáculo surrealista encanta Iracemápolis
O espetáculo tem influência surrealista e mergulha nas obras dos pintores que desafiaram a lógica da representação, como Magritte, Salvador Dalí e Frida Kahlo.
Publicado em 31 de agosto de 2024
A Cia Druw leva aos palcos do Teatro Prefeito Virgínio Ometto, em Iracemápolis, em SP, o espetáculo “Dali, Daqui ou de Lá? com direção de Miriam Druwe, dia 31 de agosto, às 11h e às 16h. O espetáculo participa do projeto Diversão em Cena, que é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país, promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos.
De onde vem o sonho e a imaginação? Daqui vem o olho, dali vem a imagem, de lá vem o sonho com uma mensagem. Daqui, dali, de cá, de lá. Ou no mundo imaginário seria o contrário? São estas as perguntas que a Cia Druw explora em “Dali, Daqui ou de Lá?”.
Criado a partir de elementos presentes nos preceitos do Movimento Surrealista (nascido em Paris na década de 1920), o trabalho mergulha nas obras dos pintores que desafiaram a lógica da representação, como Magritte (1898-1967), Salvador Dalí (1904-1989) e Frida Kahlo (1907-1954). Fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), esses artistas trouxeram o inconsciente para o primeiro plano, tornando-o parte imprescindível do processo artístico.
Em “Dali, Daqui ou de Lá?”, a proposta conceitual, a criação coreográfica e a composição cênica se basearam nas técnicas surrealistas de produção artística: a escrita e a pintura automática que foram aplicadas à pesquisa de movimento; as colagens, nas quais imagens eram reunidas aleatoriamente fizeram parte da pesquisa de objetos cênicos, jogos de improvisação e composição coreográfica e, por último, a justaposição de objetos desconexos e as associações à primeira vista impossíveis.
Até a trilha sonora se norteou por esses caminhos, encontrando na obra de músicos como Ígor Stravinsky (1882-1971), Erik Satie (1866-1925) e Edgar Varése (1883-1965) a inspiração criativa capaz de potencializar as coreografias, jogos de imagens e composição. “Nós partimos dos caminhos indicados pelos surrealistas, em seus procedimentos, em seus devaneios, extraímos elementos de suas pinturas para livremente criarmos nossa Composição”, diz Miriam.
“Dali, Daqui ou de Lá?” foi criado com o apoio do 23º Edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura de SP.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
SERVIÇO:
DIVERSÃO EM CENA
Dalí, Daqui ou de Lá, da Cia Druw.
Dia 31 de agosto, sábado, às 11h e 16h.
Local: Teatro Prefeito Virgínio Ometto (R. Pedro Chinelato, 203, Centro, Iracemápolis, SP).
Duração: 50 minutos | Faixa etária: Livre.
Entrada Gratuita.
Retirada de ingressos: uma hora antes na bilheteria ou através do sympla.
Sessão 1: https://www.sympla.com.br/dali-daqui-ou-de-la–1–sessao—11h__2527419
Sessão 2 https://www.sympla.com.br/dali-daqui-ou-de-la–2-sessao—16h__2527421