Escolas da Rede Municipal tem melhora na alfabetização
Publicado em 10 de junho de 2023
Com a pandemia, muito do processo de alfabetização das crianças ficou prejudicado em todo o mundo. Em Iracemápolis, o Departamento de Educação uniu forças a fim de retomar o bom desempenho das escolas municipais nos índices de alfabetização. A mais recente avaliação do nível de alfabetização nas escolas da rede municipal aponta que esse índice voltou a ser satisfatório. Dentre 800 alunos que fazem parte dos 3º, 4º e 5º anos da rede municipal, o resultado alcançado é de que 85% dos alunos da rede municipal estão alfabetizados.
A prova que avaliou o nível de alfabetização dos alunos foi realizada entre os dias 8 e 12 de maio. Os alunos do 1º e 2º ano não participam de sondagem por estarem iniciando o processo de alfabetização. “Desde o retorno das aulas presenciais no final de 2021 o Departamento de Educação tem trabalhado incessantemente para recuperar as defasagens e recompor as aprendizagens dos estudantes e tem promovido formações para docentes e gestores sobre diversos temas para garantir que todos superem as dificuldades que surgiram com a pandemia de Covid-19 e o resultado não poderia ser melhor”, destaca a diretora do Departamento de Educação, Vilcéia Salvino.
O resultado é para ser comemorado, mas, ainda segundo Vilcéia, as dificuldades devem ser sanadas na totalidade e por isso o setor vai investir na contratação de professores para aplicação de reforços para atender aos estudantes no contraturno. “Vamos promover a alfabetização com qualidade para todos nossos alunos, recuperar as aprendizagens e garantir que eles cheguem aos anos finais do ensino fundamental com todas as aprendizagens necessárias adquiridas”, afirmou.
O departamento destaca que o investimento vem sendo feito na melhoria da qualidade de ensino para os estudantes, em formações e capacitações frequentes para professores e gestores. “Adquirimos um sistema informatizado para as escolas e departamento de educação, além de um novo material pedagógico de alto nível para os estudantes e adquirimos notebooks para os professores. Nossa educação vai continuar mantendo notas elevadas no IDEB promovendo sempre a qualidade com equidade”, comentou a gestora.
A diretora também aproveitou a oportunidade para parabenizar professores, gestores e toda a comunidade escolar pelo resultado alcançado. “Somente o trabalho em equipe produz frutos. Esse é o resultado do empenho de cada professor, cada gestor que exerce seu trabalho com primazia e se orgulha de fazer parte de uma grande rede de sucesso.”
Abaixo está o percentual de estudantes que apresentaram dificuldade conforme as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores e segundo os dados enviados pelos gestores:
Nível de escrita:
Pré-silábico 3,5%
Silábico 3%
Silábico-alfabéticos 9%