Evento reuniu professores e gestores de escolas estaduais e municipais


Publicado em 29 de abril de 2023
Escola Cesarino Borba, em Iracemápolis, recebe palestra do BAEP sobre segurança no ambiente escolar (Foto: Arquivo Pessoal)

Escola Cesarino Borba, em Iracemápolis, recebe palestra do BAEP sobre segurança no ambiente escolar (Foto: Arquivo Pessoal)

A Escola Estadual Cesarino Borba, em Iracemápolis, recebeu na quarta-feira (26) uma Equipe do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), juntamente com o 1º Sgt PM Nadotti , comandante do 1º GP/PM de Iracemápolis, que ministrou uma palestra sobre segurança no ambiente escolar. O evento foi uma iniciativa da Diretoria Regional de Ensino de Limeira em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Iracemápolis e teve como objetivo preparar professores e equipe escolar para prevenir e agir em situações de risco. Participaram da palestra professores e funcionários de escolas estaduais e municipais da cidade.

O Sargento Nadotti, da Polícia Militar de Iracemápolis, explicou que o objetivo não é gerar pânico ao tratar do assunto, mas tranquilizar as famílias dos estudantes mostrando que a PM está agindo e preparando a escola para garantir a segurança dos alunos e da própria equipe escolar.

“A ideia é divulgar o trabalho feito pela PM, que está fazendo o possível para preparar diretores, professores e funcionários e tranquilizar pais e familiares, que diante dos últimos acontecimentos estão preocupados com a seguranças de seus filhos”, ressalta.

Entre os tópicos abordados na palestra, estão o controle de entrada de pessoas nas escolas, treinamento de evacuação e bullying, que pode desencadear comportamentos agressivos nos próprios alunos. O evento também abordou a importância da colaboração das famílias dos estudantes, orientando a gestão escolar a pedir que os pais acompanhem de perto o comportamento e os conteúdos acessados pelos filhos na internet.

“Este é um trabalho que é feito há alguns anos pela PM e que após os últimos acontecimentos ganhou ainda mais repercussão, devido à preocupação da população com a segurança nas escolas. Na palestra nós abordamos procedimentos que podem ser adotados, a fim de garantir a segurança no âmbito escolar”, explica o Sargento Sérgio, do 10° BAEP.

“Diante de toda a situação de nervosismo e medo que se instalou diante dos últimos acontecimentos é importante que os professores tenham um apoio para saber como agir. A Diretoria de Ensino já tem feito alguns trabalhos nesse sentido e esse treinamento vai contribuir muito”, diz Antônio Martinho Marchiori, diretor da escola Cesarino Borba.

“Estamos vivendo um momento particularmente conturbado e, nesses momentos, a informação é a melhor solução. Temos de trazê-la de forma segura, de fontes confiáveis e a partir da experiência que a nossa Polícia Militar angariou ao longo de décadas, vem sendo compartilhada com gestores escolares. Isso trará mais segurança e, principalmente, garantirá que nossos alunos possam frequentar nossas escolas, que são seguras, de forma tranquila”, reforça a Dirigente Municipal de Educação, Vilcéia Salvino Corrêa.

Os comentários estão desativados.