“A cidade precisa de mais segurança, um sistema de saúde mais acolhedor, incentivo ao emprego e, claro, moradias populares”
Fábio Zuza, candidato a prefeito, e Messias Humberto, seu vice, conversam com a Gazeta
Publicado em 2 de setembro de 2016
A Gazeta traz hoje uma entrevista com Fábio Zuza. Ao jornal, ele falou sobre suas propostas para a cidade em áreas como saúde, segurança e saneamento, entre outras.
“A cidade precisa avançar em muitas áreas. É preciso mais segurança, em trabalho integrado entre guardas e policiais, um sistema de saúde mais acolhedor, programas de incentivo ao emprego e, claro, moradias populares”, afirma.
Sobre moradias, revelou que esteve com o diretor da CDHU, Marcos Penido, conversando sobre a construção de casas populares. “Com uma série de estudos detalhados, vamos trabalhar para atender a demanda da população”.
Confira suas propostas.
Educação
O mais importante é investir em capacitação e valorização dos profissionais da Educação. Vamos viabilizar a construção de uma escola de ensino fundamental no Jd. Paineiras e implantar, junto com o Governo do Estado, uma ETEC (escola técnica), visando o mercado de trabalho, e trabalhar em parcerias para implantar o sistema SESI/SENAI. Outra coisa que precisa ser feita é melhorar o transporte escolar, com aperfeiçoamento do “Passe Escolar” e do transporte na zona rural, com aquisição de novos ônibus. Em parceria com a A.P.M. das escolas, vamos incentivar o programa “Dinheiro Direto na Escola”, para reformas e atendimento a alunos carentes, e o atendimento especializado através do “Centro de Atendimento Educacional Especializado”. Além, é claro, de garantir merenda de qualidade, incentivo à cultura, formação de coral musical entre alunos etc.
Saúde
Entendo que saúde é um dos pilares de uma cidade com qualidade de vida. Percebo o atual momento e vejo que é preciso reestruturar as ações do setor, a atenção básica e a saúde da mulher. Vamos promover mutirões para exames de média e alta complexidade, criar comitês de saúde por unidade, com funcionários e população, agilizar e ampliar o atendimento no Pronto Socorro à noite com o fornecimento de medicação básica. Também vamos trabalhar parcerias para a implantação do “Hospital Dia” com maternidade. Tudo, é claro, com o mesmo empenho e a mesma dedicação para com o setor que sempre marcaram a nossa atuação na vida pública.
Habitação e urbanismo
Viabilizaremos a construção de casas populares para pessoas de baixa renda pela CDHU. Trabalharemos a instalação de incubadora de empresas para os jovens desenvolverem sua vocação empresarial, em parceria com o SEBRAE. O SENAI, conquista do nosso governo, terá novos cursos. Vamos apoiar a média e pequena empresa com parcerias com ACIAI e SEBRAE. Outra questão é a duplicação da SP-151: vamos buscar junto com Limeira e o Estado. É preciso melhorar o ônibus circular e estender a linha para bairros afastados, melhorar a Rodoviária e renovar a frota municipal com transporte para deficientes. Em segurança, criar ronda motorizada, melhorar o sistema de monitoramento, a iluminação pública, redimensionar quantitativa e qualitativamente a Guarda e integrar polícias e GCM (com delegado efetivo), e criar vara distrital com a presença do Judiciário.
Saneamento
Vamos reprogramar a coleta de recicláveis, tornando-a funcional, e organizar os ecopontos para que não se tornem lixão a céu aberto. Vamos retomar as atividades do Conselho de Defesa do Meio Ambiente e buscar parcerias com universidades como ESALQ e UNICAMP para trazer estudantes das áreas ambiental e agronômica para ajudar nas ações. O desassoreamento da lagoa do Centro de Lazer é urgente! Ali há grande acúmulo de resíduos, comprometendo toda a fauna. É preciso integrar saúde e saneamento, trabalhando, por exemplo, o recolhimento de pneus de borracharias, pois acumulam água (risco de dengue). Em zoonoses, vamos trabalhar firme no canil e fazer melhorias ouvindo a população, além de campanhas de vacinação, posse responsável e ampliar feiras de adoção. E despoluir o ribeirão Cachoeirinha, que está totalmente poluído por esgoto.
Cultura, esporte e lazer
Vamos reorganizar o setor de cultura, aumentar as vagas no CEAC, a qualidade e a quantidade de cursos, e valorizar o Projeto Guri. A cidade tem muitos artistas, eles têm que ser mais valorizados. O Teatro no centro ficou pronto, mas não vem sendo aproveitado como deveria, é preciso mais apoio da Prefeitura. Vamos ser parceiros do Teatro, criar eventos, cineclube, festivais, oficinas e palestras, levar estudantes e grupos da 3ª Idade para o local. Colocar novos brinquedos no Centro de Lazer e reformar nosso cartão-postal, além do Ginásio de Esportes, a área esportiva do Aquarius e a quadra Rangel Zuza. A programação de aniversário da cidade vai voltar a ser referência na região. Vamos melhorar projetos em bairros com academias ao ar livre e valorizar todas as modalidades esportivas.