Fábio Zuza: “Um ano para agradecer”


Publicado em 20 de dezembro de 2019
Prefeito fala sobre recuperação de índices importantes na Prefeitura (Foto: Divulgação)

Prefeito fala sobre recuperação de índices importantes na Prefeitura (Foto: Divulgação)

Não é segredo para ninguém que a Prefeitura passa por situação financeira delicada e que, por isso, a administração municipal trabalha para reverter o quadro.

Contudo, na entrevista a seguir, o prefeito Fábio Zuza se mostra otimista com o atual momento. Ele afirma que prefere focar nas soluções, não nos problemas, e que três anos após assumir a administração mais desafiadora das três que a população lhe concedeu, o quadro começa a estabilizar.

Como exemplo, a reportagem apurou que os servidores já receberam o 13º salário este ano, a metade ainda em julho. Não é pouco diante da realidade de uma Prefeitura que, no início de 2017, devia R$ 8,9 milhões em restos a pagar para 229 fornecedores.

Com gerenciamento de despesas, a Prefeitura tem conseguido manter em dia compromissos como salário, pagamento de fornecedores e repasse de recursos para entidades sociais, como Aril, AAPCI e Lar São Vicente, entre outras.

Esta é sua gestão mais desafiadora?

Sim, mas estamos trabalhando para equilibrar as contas e buscar parcerias para as ações que o Município precisa.

Como tem sido o trabalho?

Esta é uma gestão diferente das outras que estive a frente, em função do cenário econômico pelo qual o país passa, e a nossa cidade em particular. Tenho feito um trabalho mais técnico, mais reservado, que requer atuação e presença muito grande no gabinete, com nossa equipe técnica. A linha de trabalho, no entanto, é a mesma de sempre, com muito diálogo, respeito e atenção às necessidades da população.

Qual o maior desafio da cidade hoje?

É a questão do saneamento, pois a cidade está crescendo e é preciso que haja planejamento adequado para que as próximas gerações possam ter condições de moradia e emprego. Estamos enfrentando com serenidade.

Maior que as finanças?

Maior, porque requer planejamento para os próximos 30 anos. A situação financeira, depois de tantos ajustes difíceis, começa a clarear. Esta é uma gestão de muita austeridade, todos estão acompanhando, é uma questão de responsabilidade. Vamos concluí-la com números bem melhores que anos atrás.

O que projeta para 2020?

Vamos seguir com o trabalho de responsabilidade e compromisso com o coletivo. Administrar a cidade é pensar sempre no que vai ao encontro das necessidades da população, tomar as medidas necessárias, por mais duras que sejam. A preocupação é sempre com aqueles que mais precisam.

A marca da gestão é a parceria com empresas. Fale sobre isso.

Em diversas situações, estamos chamando os empresários e propondo soluções, apresentamos projetos e eles têm nos ajudado. A limpeza dos ecopontos e a revitalização do Centro de Lazer são dois exemplos. Muitas empresas estão ajudando porque dão credibilidade ao trabalho.

Qual mensagem deixa aos leitores?

A mensagem é sempre de gratidão e otimismo. Agradeço minha família pelo apoio, ao meu vice-prefeito Messias, aos coordenadores e servidores municipais pela confiança. Agradeço aos 11 vereadores e reforço que as portas da Prefeitura estão abertas a toda população, como é a marca da nossa atuação na vida pública. Estamos aqui sempre prontos para servir.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.