Falando da Cidade – 18 julho de 2014
Publicado em 18 de julho de 2014
Assunto da Semana
O assunto da semana em nossa cidade foi o mesmo do resto do país. A vergonha de ver a Seleção em levar mais um “vareio” em campo, desta vez para a Holanda; e rir da cara dos hermanos que acharam que fariam a festa em terras tupiniquins.
Aproveitar as Adversidades
A estiagem que está afetando nossa região, tem deixado a represa Iracema apena com um fio d’água. A mesma está completamente assoreada, fazendo com que sua capacidade volumétrica seja reduzida significativamente.
Mãos à Obra
Esta seria a hora de entrar com máquinas no local para aumentar o leito da represa para quando as chuvas voltassem, tivéssemos uma reserva maior do precioso liquido.
Falando em Desassoreamento
Um cidadão me procurou sobre o tema que publiquei semana passada pedindo a volta dos pedalinhos na Lagoa dos Patos. Segundo este iracemapolitano, o trabalho realizado foi apenas de tirar a ilha que enfeiava o lago.
Tomara que Não
Apesar de respeitar muito a opinião deste leitor, quero acreditar que ele esteja equivocado; pois para que o trabalho fosse realizado desmancharam o playground do parque, e gastaram uma quantia significativa de dinheiro. Porem, ele colocou uma pulga atrás de minha orelha.
Vagas em Creches
Desde que assumiu a pasta da Educação, a vice-prefeita Denise Calice mostrou muita habilidade e criatividade para reduzir o déficit de vagas nas creches municipais; tanto que esta que era uma das maiores reclamações que eu recebia no passado, praticamente cessaram.
Pedindo Vagas
Porém esta semana, pelo menos três pessoas me procuraram para que eu abordasse este assunto que estava um tanto quanto esquecido por este colunista.
Futebol, Alegria do Povo ?
O Barça Azul parece que entrou em completo desespero na disputa contra o Real Branco; deixou abrir 6 jogos de vantagem e agora estão tentando imitar o fluminense e recorrer ao tapetão.
Positivo ( + )
Muito bom ver os resultados da equipe de ciclismo de nossa cidade nos jogos regionais, não só pela elevação do nome de Iracemápolis, mas também por ver o trabalho do Renatão Buck colhendo frutos. Abnegados como o Buckão no ciclismo; o Joãozito no xadrez, o Padovan no futebol são exemplos que poderiam ser aplicados em outras modalidades para que possamos fazer mais do que atletas, mas sim cidadãos respeitosos.
Negativo ( – )
Muitas pessoas da cidade ainda não compreenderam que a economia de água não é uma preocupação futura, mas sim imediata. Reafirmo que nossa cidade é privilegiada em relação à maioria de municípios de nossa região, mas daí a ver pessoas conversando por mais de 15 minutos com a mangueira jorrando água, e achar isto normal tem uma grande diferença. Está mais do que na hora de o poder público começar uma campanha de conscientização.
“Pior que um lobo é uma ovelha que por fora se veste de branca mais em seu interior é completamente negra.” Ubaldo Carlos Novaes S. Filho
Túnel do Tempo
Através do Facebook fiquei sabendo que Dona Celina Menezes completou 84 anos esta semana; esta é uma mulher que merece muito carinho e respeito, pois representa para nossa cidade muito mais do que ela própria imagina.
Uma migrante que veio para Iracemápolis, ela fincou raízes em nossa terra, lutou muito para criar seus filhos, e dar para eles a melhor educação possível; e conseguiu. Como sempre falo, considero iracemapolitano não só quem teve a sorte de nascer aqui, mas muito mais quem escolheu nossa terra para amar e cultivar seus frutos.
Tomei a liberdade de publicar este retrato com a dona Celina na roça, pois foi assim que a vi a primeira vez, ao lado de minhas mães Toninha, Neuza e Lali no eito de um canavial, laborando a terra com uma enxada, ou desfazendo um talhão de cana na posse de um podão.
Dona Celina, a senhora representa neste retrato todas as mulheres iracemapolitanas que não mediram esforços para que através de seus suores, seus filhos conseguissem uma condição intelectual melhor para que eles não precisassem tanto sacrifício. Parabéns.