Falando da Cidade – 22 de agosto de 2014
Publicado em 22 de agosto de 2014
Assunto da Semana
As dezenas de pessoas que foram até a represa Iracema para tentar salvar os peixes que lá estavam, retirando as plantas aquáticas, fizeram com que a prefeitura agilizasse as ações naquela área.
Bio Sistema Ameaçado
A demora para fechar o canal que liga a represa Iracema à Municipal pode ter afetado o equilíbrio do bio sistema do local. A represa Municipal está praticamente cheia, deveria ter havido uma melhor divisão na captação dos recursos. Além é claro da represa da Boa Vista que já era para estar sendo utilizada para nosso abastecimento.
Multa Neles
A região nunca viveu um período de estiagem como este; e mesmo com todas as recomendações que foram feitas, muitas pessoas insistiam em desperdiçar o precioso liquido, e a partir desta semana, os esbanjadores poderão receber multas ou terem o fornecimento interrompido.
Lembrar dos Gatos
É importante também a prefeitura criar uma campanha de caça ao gatos. Antes que os defensores dos bichanos comecem a me xingar, vamos lembrar que “gatos”, são as ligações clandestinas que desviam a tubulação para que a mesma não seja medida em sua totalidade pelo hidrômetro. Pelo que conversei com alguns profissionais da área, este artifício é muito mais comum do que nós imaginamos.
Panfletos ou Sujeira
Semana passada fiz um alerta sobre os folhetos dos comércios que acabam mais indo para o lixo do que para os possíveis clientes. Esta semana também começaram a jogar os famosos santinhos dos candidatos. É bom estes candidatos não exagerarem pois o tiro pode sair pela culatra.
Falando em Candidatos
É bom lembrar que temos iracemapolitanos disputando para os legislativos federal e estadual. Já ouvi comentários dizendo que é impossível que Iracemápolis consiga eleger um parlamentar, mas vamos relembrar que em 2010 tivemos um conterrâneo disputando a Copa do Mundo, o que para muitos também era inimaginável.
Torneio João Baiano
Começa neste final de semana o 1º torneio João Baiano de bocha; o certame é diferenciado porque cada dupla é formada por um veterano da cancha, e um inexperiente. Aproveitando deste regulamento, começarei minha carreira nas canchas neste domingo, tendo como parceiro o campeão Vartão. Paulinho Revortoso que se cuide, será nossa primeira vítima.
Moleque de Bate-Pau
Se você jogou futebol nas graminhas do Posto do Angelin, da Praça da Bandeira, e na graminha do Jardim Iracema; e ao menos uma vez teve que correr do Duvinão (os mais velhos), que ainda cantavam – Ei Duvinão , devolve minha bola de capotão; ou do Piauí (os mais novos), para não perder a bola ou para não ter que andar na viatura; Sorte sua, você foi um moleque de Bate-Pau.
Positivo ( + )
O projeto de escola de circo que está sendo implementado na escola Dulcidia Costa Rivaben, juntamente com o instituto João e Belinha. É um projeto criativo e inovador que faz eu repetir uma frase que já publiquei antes. Tenho orgulho de dizer que meu filho estuda em uma escola particular bancada pelo município.
Negativo ( – )
As demoras para o atendimento no Pronto Socorro estão cada vez mais comuns. Esperar mais de uma hora para passar pelo médico quando se está com alguma enfermidade é no mínimo revoltante.
“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.” Cora Coralina
Orgulho de ser Iracemapolitano
Pedrão Magrin é um iracemapolitano igual a centenas de outros que dedicaram sua vida profissional à Usina Iracema; durante o período de safra, abdicava de finais de semanas e feriados com a família para desempenhar seu papel na empresa; Pedrão ainda tinha como bico ser juiz de futebol, geralmente ao lado de Mauro de Paula e Chicão Roque. Hoje em dia Pedrão dedica a maior parte de seu dia aos passeios com seu fiel escudeiro Pitico, que o acompanha pelas andanças por Bate-Pau. Pedrão está sempre de bom humor, e tira de letra as brincadeiras que faço com seu pão durismo; como já falei antes Iracemápolis tem muitos que cientes que já cumpriram seu dever com a sociedade, levam a terceira idade com muita alegria; e por causa destes cidadãos que tenho orgulho de ser iracemapolitano.