Falando da Cidade – 29 de agosto de 2014


Publicado em 29 de agosto de 2014

Assunto da Semana

Após muita expectativa teve inicio a terraplenagem para a construção da fábrica da Mercedes Benz em nossa cidade. Sem dúvida esta empresa será um divisor de água na história de Iracemápolis.

Prós e Contras

Quando foi anunciada a vinda de uma montadora para nossa cidade, houve uma grande festa; passado algum tempo muitos começaram a questionar o que de fato isto representaria para nosso futuro.

Crescimento Inevitável

A metropolização de nossa região é algo inevitável; a última década foi a de maior crescimento em nosso país; nossa cidade ficou para trás, e acabou vendo nossas vizinhas dobrarem a receita, enquanto para nós sobravam apenas a exportação de mão de obra. Que venha a Estrela de Três Pontas, e parabéns aos que tiveram cacife para conquistá-la.

Edil dos Animais

A vereadora Missionária Elaine (PV) teve aprovado um projeto que institui a Cãominhada em nosso município, visando uma conscientização sobre a posse responsável dos animais de estimação.

Verba do Canil

Antes a vereadora Elaine já havia solicitado uma verba junto ao deputado Dilmo dos Santos, que é do seu partido para reforma do canil municipal; porém, nada ainda foi feito naquele local.

Campanha Política

Começa a ferver o caldeirão eleitoral, a tragédia do Eduardo Campos revirou o cenário, e fez com que fossem mudados os discursos de campanha. Em nossa cidade deputados que há tempos não pisavam por aqui, vieram rever seu eleitorado; e folhetos com fotos de obras executadas há mais de trinta anos circularam pela cidade.

Torneio João Baiano

O domingo foi movimentado na cancha sintética do Centro de Lazer para a realização do I torneio de bocha João Baiano. A novidade da competição é mesclar jogadores experientes e habilidosos, com principiantes ou braços curtos. O Paulinho Revortoso arregou e escondeu seu parceiro; seu filho Evandrinho Paderinho Revortoso acabou honrando o nome da família e junto com o Peri acabou com duas vitórias. Meu parceiro Vartão quase teve um enfarto ao me ver desperdiçar bolas fáceis, e acabamos tendo uma derrota e uma vitória. Neste final de semana tem mais.

Moleque de Bate-Pau

Se quando você precisava de dinheiro para comprar alguma coisa, e não tinha nem coragem de pedir aos pais, pois via o quanto ralavam, e como o mês era longo para tantas despesas. Sabia que a solução seria procurar garrafas vazias ou papelão para vender ao Limongi; vender sorvetes para a vó Dóra ou para o Demir do bar; ou até mesmo vender pipocas e doces nos circos que constantemente estavam na cidade; Sorte sua, você foi um moleque de Bate-Pau.

Positivo ( + )

As novas calçadas que começaram a serem construídas em áreas da prefeitura. Estes locais há muitos anos representaram perigo aos pedestres que tinham que desafiar os veículos ou caminhar pelo meio do mato; e com o poder público fazendo sua parte, já pode começar a cobrar que os munícipes também o façam.

Negativo ( – )

Os ciclistas de Iracemápolis que abusam e se arriscam ao pedalar na contramão, sobre calçadas e principalmente sobre as praças. Está na hora das autoridades estudarem a implementação de ciclovias; a fazer orientação nas escolas sobre as leis de trânsito; e até mesmo pôr em prática a lei que proíbe o trânsito de bikes nas praças públicas.

“Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer. Mario Quintana.

Túnel do Tempo

ponto-chic-iracemapolis-falando-da-cidade

Este retrato de hoje marca um dia que entrou para a história de Iracemápolis; após muitos anos de funcionamento o point mais famoso da cidade seria fechado para dar lugar ao primeiro edifício em terras de Iracema. O Ponto Chic funcionava na Praça da Matriz, onde hoje se encontra o prédião, e fechou em 1985 deixando muitas histórias e imensas saudades. Participaram deste momento histórico (em pé) Pedro Raqué, Mirinho Cunha, Nenão despachante, Kau Denardi, Celso do seguro, Pelego,Neu, Fábio Granço, João Donati e Baiano Salvino; agachados estavam o Véio do bar do posto; o arquivo humano Pavan com um dos filhos do Véio no colo, Batoque, Célio do Vilo, Bia, Cesinha e Antonio Jose.

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.