Federação orienta como agir com segurança em agências bancárias
Publicado em 11 de setembro de 2015
Os bancos têm sistemas de segurança e atuam em parceria com governos, polícia e Poder Judiciário para combater crimes e propor ações de proteção. Mas também é importante que os clientes adotem medidas de segurança ao utilizá-los. Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou uma cartilha com algumas dicas.
Senhas
A senha é a chave que abre a porta de sua conta. Ela permite fazer saques, transferências, empréstimos etc. Por isso, nunca escolha senha que possa ser facilmente descoberta, como a data de seu nascimento ou a placa de seu carro. Ao digitá-la, mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outros a vejam. Se alguém lhe telefonar dizendo ser funcionário do banco e pedir a senha, não dê em hipótese alguma. Cuidado ao usar o celular para acessar a conta, pois a senha pode ficar registrada na memória do aparelho.
Cheques
Emita sempre cheques nominais e cruzados. Ao preencher, elimine os espaços vazios. Evite circular com talões, leve só a quantia de folhas que pretende usar no dia. Não deixe folha assinada no talão e o separe de qualquer documento pessoal.
Cartões e caixa automático
Se o caixa estiver inoperante, não aceite ajuda de estranhos para passar o cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores usam esse golpe para copiar senhas. A pessoa atrás de você deve respeitar a faixa de segurança. Sempre que possível, faça saques em horário comercial, pois o movimento é maior. Se precisar ir à noite, leve junto um ou mais acompanhantes adultos.