Festa do Caldo de Cana da Escola Cesarino Borba está de volta


Publicado em 2 de setembro de 2023

A Festa do Caldo de Cana sempre ocupou um lugar especial no coração da cidade, sendo um tributo às raízes que moldaram nossa identidade sucroalcooleira. Essa tradição está prestes a ser reavivada na cidade após três anos sem edição da festa.

Mais do que apenas uma celebração dos sabores únicos da nossa cultura, essa festa típica também assume um papel importante ao abrir espaço para discussões sobre políticas públicas destinadas ao agronegócio da cana, atendendo também os pequenos agricultores, se tornando um evento que une tradição e modernidade. Estarão presentes na Festa autoridades representantes da cadeia sucroalcooleira ao nível regional e nacional.

Esse ano a festa terá o apoio da Prefeitura de Iracemápolis e de parceiros como o Banco do Brasil e o Sebrae, que terão stands no local, e contará com brinquedos para as crianças, jogos, shows, exposições e palestras.

“Esta é a primeira edição da festa após a pandemia e nós estamos muito felizes com o retorno, afinal, a Festa do Caldo de Cana faz parte da memória afetiva do iracemapolense, em especial dos alunos e ex-alunos da Escola Cesarino. Esse retorno será marcado por muitas novidades que em breve serão divulgadas. Tenho a certeza de que a festa será um sucesso”, disse o diretor da escola, Antônio Martinho Marchiori.

A 46ª Festa do Caldo de Cana acontece no domingo 10/09 na Escola Estadual Cesarino Borba das 10h30 às 18h. Além do delicioso caldo de cana fresco, a festa também traz diversas opções gastronômicas e diversas atrações: música ao vivo, brincadeiras, apresentações artísticas dos estudantes e o tradicional desfile da Rainha da Festa. Shows com Luan Lima e banda, de Iracemápolis e Mari Rocha, de Rio Claro irão animar o domingo.

Para além da tradicional festa no dia 10/09, a equipe da Escola Cesarino Borba também preparou uma semana cultural com palestras visando trocar ideias e colaborar para o crescimento sustentável do agronegócio na região.

A programação dará oportunidade para agricultores, empresários, estudantes, autoridades locais e residentes se unirem e criarem uma rede de apoio essencial para implementar as mudanças necessárias.

Tópicos como sustentabilidade, tecnologia agrícola, acesso a mercados e créditos agrícolas serão abordados, visando a formulação de soluções práticas e o desenvolvimento contínuo. A semana cultural acontece de 04 a 06/09.

04/09 – Segunda-feira

9h00 e 15h30 – Palestra com equipe da Chácara Alternativa para estudantes das Escolas Públicas Estaduais – Auditório da Escola Cesarino Borba.

17h00 – Sessão Solene de Abertura da 46ª Festa do Caldo de Cana de Iracemápolis – Local: Câmara Municipal

05/09 – Terça-feira

9h00 – Contação de história O Livro da Marina – Educação Financeira para escolas estaduais e municipais – Equipe Sicredi Sicoob Iracemápolis – Anfiteatro Cesarino Borba

9h30 – Palestra sobre História de Iracemápolis com Angelo Denadai – para estudantes das Escolas Públicas – Anfiteatro Câmara.

19h30 – Palestra aberta a toda população: Opções de Crédito Agrícola e Plano Safra – com Sicredi e Sicoob – Auditório Escola Cesarino Borba – (para participar ligar na Secretaria da Escola 3456-1172)

06/09 – Quarta-feira

19h00 – Palestra para estudantes do Ensino Médio – Mercado de Trabalho e Cursos do SENAI – Equipe SENAI Iracemápolis.

10/09 – Domingo

46ª Festa do Caldo de Cana – 10h30 às 18h00 – Escola Estadual Cesarino Borba.

Ingressos

O primeiro lote promocional de ingressos com a caneca da festa será vendido por apenas R$ 5,00 e dará direito a 02 caldos de cana. As vendas antecipadas começam a partir dessa segunda-feira 04/09 em diversos pontos de venda da cidade. No dia da festa o valor da entrada será R$10,00 inteira.

Pontos de Venda

Escola Estadual Cesarino Borba – R. José Ometto, 440, Centro – 3456 1172.
Escola Estadual João Ometto – R. Zaira P. Ometto, 255, Jd João Ometto.
Escola Estadual Joaquina de Castro Azevedo – R. Benedito Granço, 26 – Jd Lazaro O. de Oliveira.
ACIAI – R. Pedro Chinelato, 490, Centro.
Vistori – R. Nicanor Ramos, 600, Jd João Ometto.

Os comentários estão desativados.