Festa do Caldo de Cana é Inspiração para Projeto de Lei “Rota da Cana” e traz Lideranças Regionais para Iracemápolis
Publicado em 8 de junho de 2025
O projeto “Rota da Cana” vem ganhando força e destaque na cidade de Iracemápolis e região, representando uma iniciativa inovadora que visa valorizar a cultura, a história e a economia local através do turismo ligado ao agronegócio.
Ao criar uma rota turística centrada na cultura da cana-de-açúcar, o projeto busca não apenas fortalecer a identidade regional, mas também gerar novas oportunidades de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade.
A importância do projeto foi evidenciada em reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Iracemápolis (ACIAI) no dia 30 de maio. Nesse encontro, participaram lideranças locais, representantes do setor público e da sociedade civil, que discutiram propostas e estabeleceram parcerias estratégicas para a implementação da Rota da Cana.
Entre os apoiadores estão a prefeita Nelita Michel Francischini, o secretário de Esportes e Lazer Dangelo Olivatto, o deputado estadual Simão Pedro autor do Projeto de Lei 509/2025 protocolado na ALESP, o diretor da Escola Cesarino Borba Antonio Martinho, Bozza Gazzetta Consultor da CIESP, Dr. Perinotto da UNESP, Dra. Simone Raymundo de Oliveira, do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, Celso Domiciano da ACIAI, Dra. Beatriz Fazanaro, do Conselho da Mulher Empreendedora, além da deputada estadual Professora Bebel, cuja presença reforçou o compromisso de diferentes esferas de governo com a iniciativa.
A proposta da Rota da Cana é uma oportunidade única para promover o turismo do agronegócio, atraindo visitantes interessados em conhecer de perto a história da cultura da cana-de-açúcar, suas tradições, processos produtivos e a importância econômica para a região. Além de valorizar a história, o projeto pode estimular a economia local ao incentivar o turismo rural, a visita a usinas de açúcar, engenhos históricos e eventos culturais relacionados à cultura canavieira.
Mais do que uma iniciativa turística, a Rota da Cana representa uma estratégia de desenvolvimento sustentável, que pode gerar empregos, fortalecer as pequenas empresas e promover a preservação do patrimônio cultural e ambiental da região.
Com o apoio de lideranças e entidades locais, o projeto tem tudo para se consolidar como uma grande oportunidade de crescimento econômico e cultural, tornando-se um marco na valorização do agronegócio e na promoção do turismo na região de Iracemápolis. A expectativa é que, com o fortalecimento da Rota da Cana, Iracemápolis e região possam se destacar como destinos turísticos ligados ao setor agrícola, atraindo visitantes de diferentes regiões e contribuindo para o desenvolvimento integral do município e suas comunidades. O Deputado Simão Pedro, em sua proposta tem objetivo de fomentar o turismo cultural, rural, gastronômico e histórico nos municípios com tradição produtiva e Cultural ligada a Cana de açúcar.
A Rota tem como ponto de partida o município de Iracemápolis, incluindo Rio Claro, Piracicaba, Cordeirópolis, Limeira e Santa Barbara D’Oeste, podendo ser interligada por outros municípios com características similares, que manifestem interesse com a Secretaria de Turismo do Estado. A Rota contempla a valorização de bens culturais imateriais, como festas populares, saberes tradicionais e gastronomia relacionadas à cana, como produção de caldo de cana, rapadura, melado e cachaça artesanal. Incentivo a preservação do patrimônio histórico e da memória social ligada ao ciclo da cana de açúcar e as figuras históricas da região, como de “Cesarino Borba”.
Prevê a promoção do Turismo Rural e de base comunitária, com foco nos pequenos e médios produtores, cooperativas, agroindústrias familiares e iniciativas sustentáveis.
O fortalecimento de parcerias com Instituições de Ensino, cultura, comércio, agricultura e turismo para qualificação da cadeia produtiva e geração de emprego e renda. Estímulo à produção e circulação de materiais educativos e promocionais, incluindo a edição de livros, guias turísticos e exposições. O poder executivo poderá firmar convênios com municípios interessados, bem como entidades públicas e privadas, visando a execução e ampliação da “Rota da Cana”. A presente iniciativa reconhece e valoriza a importância da Cultura da cana-de-açúcar como patrimônio econômico, histórico e cultural do interior paulista.
A Festa do Caldo de Cana é um exemplo da expressão popular que testemunha a força da tradição canavieira e do Protagonismo da Comunidade de Iracemápolis, que ocorre por décadas.
A região possui produtores de cachaça artesanal, açúcar mascavo, melado, rapadura, com grande potencial para agroindústria de pequeno porte, que contribui para o desenvolvimento regional e nacional. A criação de rota turística permitirá novas oportunidades de trabalho para a juventude, como apontou a Prefeita Nelita, além de fortalecer o comércio local, turismo rural e educação patrimonial. Este projeto busca contribuir para um modelo de desenvolvimento territorial sustentável, que respeita a identidade das comunidades, valoriza saberes e gera dignidade por meio de trabalho.