Fraudes contra cartão de crédito podem ser evitadas
"ClearSale", empresa especializada em detectar fraudes, dá dicas de como se proteger
Publicado em 10 de junho de 2016
Ter um cartão de crédito facilita a vida do consumidor, mas é preciso cuidado para evitar que criminosos utilizem os dados ilegalmente. Apesar de os golpes estarem cada vez mais sofisticados, algumas atitudes dos consumidores também podem facilitar o roubo, como utilizar sites desconhecidos para fazer compras.
Uma pesquisa da “ClearSale”, empresa especializada em detectar fraudes em transações financeiras, mostra que, no Brasil, criminosos tentaram fraudar R$ 3.610,20 a cada minuto no ano passado.
Dicas para evitar golpes
1) Não deixe o cartão ser levado para longe de você. Peça a máquina;
2) Esconda o teclado ao digitar a senha e nunca a informe para ninguém. Não crie senhas fáceis como datas de aniversário. Nunca guarde a senha junto com o cartão;
3) Não preencha cadastros nem faça compras em sites desconhecidos;
4) Verifique se o site tem certificado de segurança: veja se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https) e se aparece um cadeado à esquerda do endereço;
5) Confira se o site é mesmo da loja ou banco. Fraudadores fazem cópias idênticas;
6) Não compartilhe dados pessoais nas redes sociais, como fotos de documentos. Isso ajuda golpistas a se passarem por você;
7) Não peça telefone emprestado de desconhecidos para se comunicar com o banco. Os dados ficam gravados na memória do aparelho;
8) Peça para o banco informar, por SMS, qualquer compra realizada.
Como agir em caso de roubo
Se descobrir que foi vítima de fraude ou teve o cartão roubado, entre em contato imediatamente com a administradora e depois registre um boletim de ocorrência.
Se houve cobrança indevida, abra um procedimento no banco para contestar o débito. Caso haja problemas para ser ressarcido, é possível acionar o Procon e a Justiça.