Há 30 anos, Inter de Limeira conquistava o Campeonato Paulista
Publicado em 9 de setembro de 2016
João Victor Longo
Especial para a Gazeta
Setembro é um mês especial para a Internacional de Limeira e para o futebol de nossa região. No dia 3/9/1986, um time até então desconhecido conseguia uma proeza: conquistar um título paulista diante de um gigante Palmeiras, em pleno Morumbi, tornando-se o primeiro campeão do interior.
Depois de passar pelo Santos, com vitória em plena Vila Belmiro por 2 x 1, as finais foram disputadas no estádio do São Paulo. O adversário, Palmeiras, estava na fila há 10 anos sem ganhar um título. No primeiro jogo, empate em 0 x 0 com público de 104.136 pagantes. No jogo de volta, brilhou a estrela de Kita e Tato na vitória por 2 x 1, que consagrou o primeiro título fora do grande eixo do futebol.
Com uma campanha de 21 vitórias, 14 empates e 7 derrotas, a Inter ainda arrebatou a artilharia do campeonato com o centroavante Kita (24 gols), além de conquistar merecidamente um dos troféus mais cobiçado do futebol paulista: a Taça dos Invictos, da “Gazeta Esportiva”, ao ficar 17 partidas invictas, antes em poder do Santos, com 15 partidas.
O time base da Inter nas finais foi: Silas; João Luís, Juarez, Bolívar e Pecos; Manguinha, Gilberto e João Batista; Tato, Kita e Lê. Técnico: Pepe.