Hotel em Iracemápolis terá reuso de água e captação solar
Arquitetura do "Comfort Hotel" privilegia sustentabilidade e modernidade
Publicado em 22 de julho de 2016
O projeto arquitetônico do “Comfort Hotel” em Iracemápolis destaca a sustentabilidade por meio de recursos inovadores no reuso de água e captação de energia solar.
O prédio será desenvolvido dentro de aspectos modernos de concepção de imóveis hoteleiros. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas a empresa responsável adiantou, em nota à imprensa, que haverá um centro de convenções com quatro salas, sendo uma do tipo ballroom para 300 pessoas, e mais três salas menores para até 40 pessoas. Também haverá uma área social com bar e restaurante, ambos voltados para uma piscina.
Sustentabilidade
O hotel terá um grande reservatório de água de reuso. Será construída uma miniestação de tratamento de esgoto e mais de 50% da área do terreno será permeável para absorver as águas de chuva.
O destaque será a captação solar de energia por meio de um sistema de placas fotovoltaicas.
“Qualquer iniciativa nos dias atuais que não leva em conta a sustentabilidade nascerá defasada”, disse Marçal Santucci, gestor de projetos da Wgroup Holding, responsável pelo empreendimento.
“As placas fotovoltaicas farão a diferença. Estudos mostram que o segmento de hotelaria e alimentação representa hoje cerca de 13% do consumo de energia dentro do setor comercial. Nossa inovação reduzirá nosso consumo”, explicou.
Com a água não será diferente. “Fazendo a captação de água da chuva, e também o tratamento da chamada água cinza – provenientes do chuveiro e da pia para reutilização nas descargas –, vamos aplicar o líquido reciclado na lavagem de áreas comuns, para regar plantas e demais utilidades”, concluiu.