INFORMATIVO: ARC publica recomendações referentes aos testes rápidos realizados no município


Publicado em 7 de maio de 2021
Profissionais destacam que, em caso de qualquer dúvida, a equipe pode ser procurada para mais orientações pelo telefone 3456-4005 (Foto: Divulgação)

Profissionais destacam que, em caso de qualquer dúvida, a equipe pode ser procurada para mais orientações pelo telefone 3456-4005 (Foto: Divulgação)

A equipe do Ambulatório de Referência para Covid-19 (ARC) informa que aos indivíduos que positivaram para covid-19 nos últimos 6 meses, e ao público que já foi vacinado contra a covid-19, não será realizada testagem rápida para casos de contactantes de familiares, devido a detecção dos anticorpos produzidos pela infecção e também pelos anticorpos produzidos pela resposta imune, que podem ser detectados no teste rápido imunocromatofrafia (IGG/IGM).

“Já é comprovado cientificamente a presença de anticorpos produzidos pelo vírus em até 6 meses ou mais, não havendo um período de tempo específico, para alguns casos. Já foi comprovada a presença de anticorpos no organismo em até 10 meses após a infecção”, cita a equipe da ARC. No momento, a orientação à essa população é observar sinais e sintomas gripais, e a procura de atendimento ao covid-19 em imediato, entre o 1º ao 7º dia de sintomas.

“Dentro desse período, conseguimos realizar a testagem do exame RT-PCR, exame diagnóstico do coronavírus, capaz de detectar o vírus presente na mucosa do nariz e garganta dentro desse período, sem ter qualquer interação com a vacina ou casos de infecção passada. Depois desses sete primeiros dias, o teste realizado seria o rápido, que já não é o indicado para essa população vacinada ou que já teve a covid-19”. Os profissionais destacam ainda que em caso de qualquer dúvida, a equipe pode ser procurada para mais orientações. O telefone do espaço é o 3456- 4005.

Os comentários estão desativados.