Insegurança
Publicado em 16 de abril de 2023
O clima de insegurança que se instaurou na sociedade brasileira nos últimos dias em decorrência principalmente dos atentados em São Paulo e Blumenau acende um questionamento de difícil resolução.
De um lado cidadãos pedem muros mais altos nas escolas, concertinas e cercas elétricas sobre estas defesas, monitoramentos com câmeras e botões do pânico, e principalmente vigilantes (muitos exigem que sejam com armas letais) em todas as unidades de ensino.
Os governantes que precisam ouvir a população, mas também precisam saber respeitar as leis e regulamentações, são limitados pelos entraves burocráticos, e também pelas condições financeiras pois nenhum planejamento orçamentário previa estas despesas.
Seria maravilhoso se pudéssemos afirmar que com estes pedidos atendidos, criaríamos um Éden moderno, e que nossas crianças estariam protegidas nestas redomas de seguridade; mas a realidade infelizmente não é esta.
O que as Autoridades tem é o dever de dar à população a imediata sensação de segurança, e elaborar planos e projetos para que no futuro casos como estes não mais existam; aos cidadãos cabem não deixar que após o arrefecimento da situação não haja mais cobrança aos nossos governantes, e que se aumente a presença na vida escolar dos filhos, e de imediato que não propaguem Fake News e com isto irradiar o medo; medo este que é usado pela criminalidade; pois enquanto as forças policiais focam em colocar a situação de volta à normalidade, eles tem o caminho um pouco mais facilitado para fazerem seus infortúnios.