Instaladas réguas limnimétricas nas represas Municipal e Iracema


Publicado em 18 de fevereiro de 2022
Equipamentos contribuem para estimativa e monitoramento dos reservatórios (Foto: Divulgação)

Equipamentos contribuem para estimativa e monitoramento dos reservatórios (Foto: Divulgação)

Ocorreu nesta semana, nas represas Municipal e Iracema, a instalação de réguas limnimétricas. A Represa Boa Vista já possui o equipamento. A instalação foi acompanhada pela equipe de Saneamento e os responsáveis pelo setor, Marcelo Menezes e Mauro de Paula.

A Represa Iracema estava sem esse tipo de régua desde 2015, porém, o equipamento já estava desgastado no período. A Represa Municipal também não possuía a régua.

Desde o ano passado, as equipes responsáveis pelos setores de Meio Ambiente, Planejamento e Saneamento identificaram a necessidade deste tipo de equipamento para melhor acompanhamento dos índices.

“As réguas servem para identificar a altura do nível de água de uma represa e, com os devidos cálculos, fazer a estimativa do volume por meio da curva ‘cota-área-volume’, que relaciona as três grandezas. Logo, as réguas contribuem para a estimativa e monitoramento da capacidade de cada reservatório ao longo do tempo”, comenta o diretor de Planejamento, Leandro Neves Zacharias.

Com as réguas nas três represas, será possível realizar o monitoramento adequado da capacidade ao longo do tempo, possibilitando estimar, entre outras questões, o número de dias de consumo com o volume disponível nos três reservatórios.

Além da instalação das réguas, está sendo desenvolvida uma forma para que a população possa fazer o acompanhamento dos níveis das represas.

O monitoramento da equipe será feito de forma semanal e, posteriormente, os dados poderão ser acompanhados por meio do site da Prefeitura de Iracemápolis. Assim que os primeiros relatórios forem inseridos será feita a divulgação por meio dos canais oficiais da Prefeitura.

No ano passado, ainda, as represas passaram por um estudo chamado de Batimetria que serve para acompanhar o relevo do leito, apontando a capacidade dos reservatórios.

Os comentários estão desativados.