Iracemapolense se forma ator em uma das maiores escolas do país
Publicado em 28 de julho de 2017
Foi aos 15 anos quando participou de um documentário educativo, que Chico Santos (24) decidiu qual profissão queria seguir. Hoje, depois de quase uma década de estudo e dedicação, ele acaba de realizar o sonho de tirar o registro profissional de ator.
Chico conta que seu primeiro contato com a dramaturgia foi no ano de 2003, quando aos 11 anos teve a oportunidade de acompanhar as gravações da novela “Canavial de Paixões”, do SBT, gravada em Iracemápolis. Foi acompanhando a mãe que fez figuração por diversas vezes na novela que ele começou a se interessar pela profissão.
Mais tarde o jovem se viu mais uma vez atraído pela profissão quando ao assistir uma peça de teatro na escola, curioso, foi conversar com o elenco após o espetáculo e ali mesmo foi convidado a integrar a equipe. Tímido, ele recusou a oferta, mas aceitou ajudar nos bastidores, até que um dia, sem atores disponíveis para uma importante apresentação, foi praticamente “forçado” a atuar, e desde então nunca mais abandonou os palcos. “Fazia o personagem principal. Foi uma experiência assustadora começar com tamanha responsabilidade, mas uma experiência única e apaixonante. Depois disso tive a certeza de que queria aquilo para o resto da vida”, conta.
ESTUDO
Chico passou a se dedicar à profissão e por meio de muito estudo buscou aperfeiçoamento. Estudou um ano no Núcleo de artes cênicas do SESI – Piracicaba, em seguida estudou por conta própria durante um ano e meio se preparando para ingressar em uma grande escola de teatro na capital. Em 2014 entrou para o Teatro Escola Macunaíma, uma das mais tradicionais escolas de atuação do país. Lá foram 3 anos e 6 meses de estudo até finalmente em julho de 2017 tirar o DRT (Direito a Registro de Trabalho – Profissão ator).
Hoje Chico Santos é um ator profissional e comemora com alegria a realização deste sonho. “É uma sensação indescritível! É até difícil de acreditar que é realmente verdade. Foi muito difícil chegar até aqui. Um menino que diz aos 15 anos que quer ser ator e que irá lutar por isso não parece algo muito confiável, mas hoje aquele menino que era um sonhador, mostrou que vale muito a pena lutar e batalhar pelos seus sonhos. Com trabalho eles se realizam”, diz.
TRAJETÓRIA
Com quase uma década de carreira, o ator conta com 15 peças no currículo e 25 personagens. Ele atribiu ao esforço feito, o sucesso de seu trabalho. “Raríssimas vezes recusei trabalho, já fiz substituições em cima da hora tendo apenas um ensaio, já cheguei a levar três peças ao mesmo tempo, me revezando em sair de um ensaio e correr para outro, foi muito alucinante, mas de extrema importância para minha formação como ator”, afirma.
PLANOS
Sobre os planos para o futuro, o jovem diz que não almeja fama, mas sim realizar seu trabalho com excelência. “Acho que os atores hoje sonham muito com a fama e se esquecem do real sentido do nosso ofício, que é de enriquecer o público, de fazer pensar e discutir coisas relevantes. Na verdade eu almejo sempre fazer o meu trabalho com maestria, me doando muito a cada trabalho. As benesses virão como consequência”, comenta.
“Tenho algumas peças ainda para este ano, mas também estudo a produção. Já tive a oportunidade de produzir uma peça, que deu super certo, então pode ser que trabalhe nesta área também”, completa.