Iracemápolis adquire mais 6 mil testes de covid-19
Publicado em 24 de julho de 2020
A Prefeitura finalizou o procedimento licitatório para aquisição de 6.000 testes rápidos para detectar o novo coronavírus em Iracemápolis.
A ação integra uma série de medidas para ampliar as ações da Saúde na pandemia.
Os testes rápidos ampliam a capacidade de diagnóstico na rede municipal de saúde e permitem direcionar ações de prevenção e combate ao vírus. São aplicados seguindo protocolos técnicos do Ministério da Saúde.
INVESTIMENTO EM TESTES
Aplicando os 6.000 testes, Iracemápolis chegará a 8.390 testagem. Antes, o Município já havia comprado 1.550 testes e recebido outros 840 do Governo do Estado.
Desses, do início da pandemia até quinta-feira (23), foram aplicados 2.497, entre testes rápidos (IgM/IgG), de sorologia e do padrão RT-PCR.
O número de testes aplicados até o momento representa 10,3% da população, o que é considerado bom pelos profissionais da área.
A taxa de letalidade do vírus está em 1,9%. Isso significa que, em Iracemápolis, 98,1% dos casos de coronavírus não são letais.
Esses testes foram aplicados em profissionais da Saúde, moradores do Lar São Vicente de Paulo, agentes de segurança pública, coveiros, trabalhadores do velório e população de modo geral, mediante encaminhamento médico.
AMBULATÓRIO
Também como parte das ações de combate ao coronavírus, a Prefeitura montou um ambulatório anexo ao Pronto Socorro para atendimento de pacientes sintomáticos de covid-19.
Em média, são atendidas 40 pessoas por dia no local. O prefeito Fábio Zuza informou que uma equipe de profissionais passou por um treinamento especifico.
“É uma medida importante e desafoga o atendimento nas Unidades de Saúde. Dessa forma, também otimizamos o recebimento de pacientes de outras enfermidades nos postos de saúde”, explicou.
SANITIZAÇÃO DE PRÉDIOS
Outra medida que a Prefeitura está realizando é a sanitização de prédios públicos. O serviço visa inibir a proliferação do vírus e está sendo feito em Unidades de Saúde e setores públicos estratégicos, como Prefeitura, Guarda Civil Municipal, Fisioterapia, Vigilância Sanitária, Transportes e CESMI, entre outros.
Ainda sobre novas medidas implantadas, nesta quarta-feira (22), profissionais da Saúde passaram por treinamento para usar os novos respiradores do Pronto Socorro (foto). A Prefeitura ampliou a sala de emergência para atendimento de pacientes no local.
A coordenadora de Saúde, Geseli Alves da Silva, informou que a ampliação é importante porque há aumento expressivo de casos de covid-19 na região.
Toda assistência ao paciente começa no local e segue durante o transporte ao hospital.
Em Iracemápolis, se surgir demanda de caso de média ou alta complexidade, o paciente é encaminhado para o Hospital Humanitária de Limeira pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Se não houver vaga, o próprio sistema faz o redirecionamento para onde há vaga disponível na região.