Iracemápolis é mapeada em projeto sobre áreas de deslizamentos e inundações
Projeto é de Instituto de Pesquisa em parceria com o Governo do Estado
Publicado em 6 de junho de 2015
Um contrato assinado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Coordenadoria de Defesa Civil do Governo do Estado prevê o mapeamento de áreas de alto risco de deslizamentos e inundações em território paulista.
São 42 cidades abrangidas no Plano Preventivo elaborado pelo Estado. Nove delas estão na região de Campinas, entre elas Iracemápolis. Na última terça, dia 2, uma equipe do IPT veio realizar o trabalho de campo na cidade. Outras cidades da região que aparecem no cronograma são Araras e Leme.
O projeto de nove meses será realizado pela Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT por meio de visitas técnicas e organização das informações em mapas, imagens e documentação fotográfica, a fim de subsidiar o gerenciamento das áreas e dar parâmetros técnicos e sociais.
Os dados coletados são analisados para fundamentar o relatório técnico, que irá conter informações como descrição da área avaliada, delimitação de setores, imóveis e pessoas em risco, tipo do processo (deslizamento, inundação, solapamento de margem) e sugestões de intervenções para minimizar ou eliminar os riscos identificados.