Iracemápolis é representada em encontro sobre saneamento organizado pela Funasa


Publicado em 18 de março de 2022
Foi apresentado o projeto de parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação)

Foi apresentado o projeto de parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação)

A prefeita Nelita Michel e o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Valdanha, representaram Iracemápolis em encontro que discutiu estratégias territorializadas de atuação governamental, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O evento ocorreu em Limeira e reuniu cerca de 60 representantes de mais de 50 cidades das Bacias Hidrográficas de Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Compuseram a mesa de abertura, o prefeito de Limeira, Mario Botion, o superintendente estadual da Funasa, Ronaldo Camargo, o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SP), Maurício Oliveira, o diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Fernando Neves, o coordenador do projeto, Caio Fontana, e a analista de infraestrutura da Funasa, Magda Eloisa Rafaldini.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto de parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP), que definirá ações de saneamento rural com levantamento técnico para orientação de investimentos. Após os encontros com as bacias hidrográficas de todo o Estado, serão programadas visitas a todos os 645 municípios para chegar a um diagnóstico sobre o tema.

Segundo Ronaldo Camargo, esse é um projeto pioneiro, responsável por desenhar um mapa de hierarquização das necessidades de saneamento dos municípios, vislumbrando o cumprimento do marco legal. “Isso vai nos permitir dimensionar uma política pública para o saneamento rural a partir do Estado de São Paulo para o Brasil”, descreveu o superintendente estadual da Funasa.

Para a prefeita Nelita Michel, a presença e atuação de Iracemápolis em ações desse porte é muito importante. “Essa união entre municípios e projetos como esses apresentados são de fundamental importância. Estamos sempre em busca de ações, estudos e soluções sobre este e tantos outros temas relevantes para nossa população”, destacou.

Os comentários estão desativados.