Iracemápolis está entre as 28 cidades do Estado com orçamento em ordem, segundo Tribunal de Contas


Publicado em 19 de novembro de 2021

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou listas de municípios que estão em alerta em relação a questões orçamentárias, com base nos primeiros oito meses do ano. Iracemápolis, no entanto, está entre os 28 municípios do Estado de São Paulo na lista dos que estão com os dados regulares, ou seja, sem alerta e, portanto, em ordem.

Segundo dados do TCESP, do total de administrações fiscalizadas pelo órgão – 644 cidades –, um porcentual de 82% (532 municípios) apresentou quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária.

O panorama retrata o cenário das finanças das administrações paulistas – com exceção da Capital – com base nas análises contábeis dos dados de receitas e de despesas relativas ao 2º quadrimestre e ao 4º bimestre de 2021.

Ao todo, 560 entes fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo receberam algum tipo de alerta, por risco de estarem com baixa arrecadação (inciso I), por efetuarem gastos excessivos com pessoal (inciso II) ou apresentarem um quadro com indícios de comprometimento da gestão orçamentária (inciso V).

A prefeita Nelita Michel destacou o trabalho que é desenvolvido com objetivo de avançar em melhorias na gestão. “Em setembro, dados do TCESP mostraram que apenas 8% das cidades estavam com a questão orçamentária em ordem e Iracemápolis era uma delas e, agora, novamente, estamos numa seleta lista de cidades fora do alerta. Recebo essa notícia com muita alegria, pois isso reflete o trabalho sério que está sendo desenvolvido por toda nossa equipe”, destacou a prefeita.

Os dados, compilados por meio da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), estão detalhados por município e disponíveis para consulta e download na plataforma VISOR (Visão Social de Relatórios de Alertas), no site do TCE, acessível por meio do link www.tce.sp.gov.br/visor.

Os comentários estão desativados.