Iracemápolis pode sediar hospital de campanha em parceria com municípios da região


Publicado em 19 de março de 2021
Autoridades da região em visita à Iracemápolis (Foto: Divulgação)

Autoridades da região em visita à Iracemápolis (Foto: Divulgação)

A iniciativa do município de Iracemápolis, em abrir leitos de enfermaria para tratamento da covid-19, divulgada na última semana, pode resultar em uma grande parceria entre os municípios de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho, que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde (DRS – 10). A prefeita Nelita Michel recebeu secretários de saúde e autoridades destes municípios e está em curso um estudo para que Iracemápolis possa sediar um hospital de campanha. O atendimento ocorreria em parceria com as cidades da região.
Para a prefeita Nelita Michel, a palavra que define o momento é união. “Coloquei à disposição o espaço físico e iremos, juntos, buscar uma solução para que o atendimento às pessoas com covid-19 seja feito. Lembrando que é um estudo e depende dos municípios vizinhos para que isso aconteça”, cita.
Devido ao aumento das ocupações em leitos e avanço da doença, todos os municípios paulistas entram hoje na Fase Emergencial do Plano São Paulo. Para Nelita, a ampliação dos leitos é necessária para o cuidado com a saúde, o que é prioritário, e também para a economia. “Quanto mais rápido tratarmos essa questão, mais rápido podemos mudar de fase, ajudando a todos. Estamos juntos pela saúde, juntos pela economia e juntos pela vida”, destaca a prefeita.

LEVANTAMENTO
De acordo com o coordenador de saúde, Juvenal Baptistella Chiocheti, a DRS articula junto ao Estado a transformação em hospital de campanha para atender à regional. Segundo ele, no encontro, os municípios vizinhos puderam conhecer a estrutura que Iracemápolis possui e foram definidas algumas ações. “Agora, cada município fará seus levantamentos necessários para a parceria como custos, logísticas e contratações e, na terça-feira, ocorre uma nova reunião para outras definições”, citou.
Iracemápolis acaba de criar cinco leitos em enfermaria e, caso o projeto do hospital de campanha avance, serão criados mais cinco leitos de UTI e dez de enfermaria. Participaram do encontro ainda: o vice-prefeito Chicão Rossetti, o coordenador de Integração e governo, Silvio Sartori e o vereador Ralf Silva. Secretários da Saúde de Limeira, Vitor Santos, e de Cordeirópolis, Jordana Cassetário. A diretora da DRS 10 Regiane Portes Mendes, o prefeito de Engenheiro Coelho Zeedivaldo Alves de Miranda, o servidor Messias de Oliveira e o vereador Nei, todos representando o mesmo município.

Os comentários estão desativados.