Iracemápolis recebe evento para debater gestão de resíduos sólidos
Publicado em 27 de setembro de 2019
Um evento realizado no Centro de Lazer na manhã desta quarta-feira (25) reuniu autoridades para debater a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos das cidades que compõem o aglomerado urbano de Piracicaba.
Por resíduos sólidos, popularmente chamados de “lixo”, entende-se todos os resíduos urbanos provenientes de residências, da limpeza pública e dos comércios e prestadores de serviços das cidades.
O vice-prefeito Messias Humberto de Oliveira conduziu o debate, que teve Iracemápolis como cidade sede. De acordo com ele, o objetivo do evento foi desenvolver ações conjuntas entre as cidades para atender a legislação que determina o descarte correto de resíduos.
“Foi um encontro técnico de alto nível e muito produtivo, realizado com o objetivo de organizar ações conjuntas entre os municípios e o Governo do Estado. A proposta é encontrar soluções integradas para implantação em nossa região da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou.
“As cidades produzem uma quantidade enorme de lixo diariamente, e a forma de gerenciar os resíduos tem impacto direto em questões como qualidade de vida e saúde pública. Por isso, a importância do evento. Para construir soluções inteligentes, estamos realizando um trabalho conjunto entre cidades vizinhas”, concluiu.
Representando Iracemápolis, além do vice-prefeito, estavam o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Álvaro Coelho, e a equipe da Defesa Civil, sob coordenação de José Eduardo.
Entre as autoridades da região, participaram o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o subsecretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Gláucio Penna, a promotora de Justiça do GAEMA / PCJ, Alexandra Martins, e o gerente da Cetesb de Piracicaba, José Ferreira Assis.