Iracemápolis será palco de Ítaca, espetáculo infantil com Thiago Andreuccetti, artista e palhaço do Cirque du Soleil praticante em mastro chinês e mastro Culbuto

Duas apresentações gratuitas em 19 e 20 de outubro, às 16h, no Teatro Prefeito Virgínio Ometto


Publicado em 16 de outubro de 2024
Registro fotográfico de Weslei Soares - Espetáculo que reflete uma forma bem-humorada sobre os desvios de destino

Registro fotográfico de Weslei Soares – Espetáculo que reflete uma forma bem-humorada sobre os desvios de destino

Iracemápolis será palco do Diversão em Cena — maior programa de circulação de teatro infantil do país promovido há 14 anos pela Fundação ArcelorMittal — da peça Ítaca, que narra a história e as intempéries de uma viagem num barco chamado Ítaca, tripulado por um único e valente marinheiro. O espetáculo estreou em julho de 2022 e, desde então, foi selecionado para importantes festivais pelo Brasil. Em Iracemápolis fará duas sessões gratuitas no Teatro Prefeito Virgínio Omett, dias 19 e 20 de outubro, às 16h.
A peça tem 50 minutos de duração e é indicada para crianças a partir de 6 anos.
Com humor sensível e técnica apurada, Ítaca é uma oportunidade para se divertir e também refletir como podemos lidar quando nos deparamos com mudanças de destino.

Quem é Thiago?

Thiago Andreuccetti é um artista brasileiro que trabalha desde 2003 misturando técnicas de teatro físico como Commedia dell’arte, Mímica Corporal Dramática, Mimesis Corpórea e Mastro Chinês. Formou-se ator em 2006 pela Fundação das Artes, São Caetano do Sul, estudou técnicas de teatro direcionadas ao corpo como ferramenta de expressão com Esio Magalhaes, Tiche Viana, Bete Dorgam, Aziz Gual, Eduardo Okamoto, Luciano Draetta, Mario Bolognesi, Claudio Carneiro e Andre Casaca. Atuou em mais de 20 peças sendo dirigido por expoentes das artes cênicas, como Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Cris Lozano, Fernando Escrich e Ricardo Karman. Em 2018 passa a integrar o casting do Cirque du Soleil como o personagem Tito no show Amaluna, onde ficou até seu encerramento em março de 2020. Já se apresentou no Chile, Peru, Colômbia, Equador, Canadá e Estados Unidos para um público de mais de um milhão de pessoas.

Obs:

Segundo a Odisseia, Odisseu (Ulisses) foi o rei de Ítaca. Ilha para a qual ele voltou depois de ter navegado pelo Egeu e pelo Mediterrâneo na volta da Guerra de Troia. Foi em Ítaca que sua esposa Penélope o esperou, apesar dos inúmeros pretendentes, como Antínoos, que saqueavam seu palácio e a desrespeitavam forçando-a a escolher um deles como marido.

Sinopse:

Uma implacável tempestade muda o rumo da aventura de um barco e seu barqueiro, que levados pela tormenta, encalham em uma ilha deserta. A luta pela sobrevivência apenas começou. Ali, a urgência da vida se traduzirá em cada gesto, cada rabugice e cada sonho.

Ficha Técnica:

Concepção e atuação: Thiago Andreuccetti
Direção: Luciana Viacava
Dramaturgia: Nereu Afonso da Silva
Trilha Sonora: Alexandre Maldonado
Concepção de luz: Giuliana Cerchiari
Construção do Mastro Culbuto: Evas Carreteiro, Cenografia Sustentável e Art Soldas Adereços: Tetê Ribeiro
Sombras: Lucas Luciano
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Contrarregra e Design gráfico: Ivy Donato
Produção: Caruá Produções e Thiago Andreuccetti
Fotos: Weslei Soares

SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

Ítaca (Thiago Andreuccetti)
Iracemápolis
Dias 19 e 20 de outubro de 2024, às 16h.
Local: Teatro Prefeito Virgínio Ometto
Endereço: R. Pedro Chinelato, 203, Centro, Iracemápolis, SP.
Duração: 50 minutos.
Classificação: A partir de 6 anos.
Preço: Entrada gratuita.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Os comentários estão desativados.