Iracemápolis tem confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos


Publicado em 22 de agosto de 2022

O Departamento de Vigilâncias em Saúde recebeu na noite de hoje a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox – MPX) no município. O caso foi relatado à população, pelo departamento, no último dia 10 de agosto.

Exames foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado foi confirmado.

Desde o primeiro momento, o Departamento de Vigilâncias em Saúde, e demais equipes de Saúde, prestaram acompanhamento à pessoa e família, assim como todas as orientações sobre cuidados de isolamento.

Conforme já relatado, a pessoa procurou atendimento médico com sintomas gripais e lesões na pele, segue sendo acompanhada e se recupera bem. Não há registro de viagem ao exterior.

SINTOMAS

O departamento volta a destacar que a pessoa infectada pelo vírus costuma apresentar febre, dor muscular, cansaço ou sensação de fraqueza, dor de cabeça, dor nas costas e aumento dos gânglios linfáticos do pescoço, axila e virilha. As erupções na pele surgem de 1 a 3 dias.

O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação pode variar de 5 a 21 dias.

Os comentários estão desativados.