João Cleber apresenta balanço das atividades do setor de Esportes


Publicado em 23 de julho de 2023

A Gazeta traz hoje uma entrevista exclusiva com o Diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura, João Cleber. Confira!

Diretor abordou temas como importância do esporte, escolinhas esportivas e participação em eventos (Foto: Divulgação/PMI)

Diretor abordou temas como importância do esporte, escolinhas esportivas e participação em eventos (Foto: Divulgação/PMI)

Qual a importância do esporte para nossas crianças, adolescentes e jovens?

Sou um grande admirador e entusiasta do esporte, pois acredito muito no poder que essa ferramenta tem para auxiliar na formação de uma sociedade melhor, são inúmeras as histórias de pessoas que venceram através do esporte. Eu, por exemplo, enquanto atleta de voleibol, estudei em colégio particular e fiz faculdade com bolsa de estudo graças ao esporte. Minha primeira oportunidade como estagiário foi aqui mesmo na prefeitura na Gestão do ‘Pigura’ e sou testemunha da imensa quantidade de crianças que passaram pelas escolinhas da CME e hoje, são grandes pessoas, profissionais e cidadãos que fazem a diferença em nosso município. Além de muitos casos em que adolescentes que estavam andando por caminhos errados e foram resgatados através do esporte. Por isso sempre utilizo a expressão “Esporte para Todos”.

Pelo segundo ano consecutivo, Iracemápolis foi destaque na Taça EPTV Campinas de Futsal. O que isso significa para nossa cidade?

A Taça EPTV Campinas de Futsal é um campeonato muito difícil com equipes de altíssimo nível, inclusive com a participação de equipes profissionais. Nas duas edições em que participamos, o nosso Time de Guerreiros, como eu gosto de chamar, nos representou com muita garra e superação, ficando em 4° lugar em 2022 e em 3° lugar em 2023. Muitas vezes nossos atletas saiam do trabalho e corriam direto para os jogos, outros acabavam as partidas e tinham que sair até uniformizados para trabalhar a noite. As pessoas não sabem dos perrengues que a família CME Futsal Iracemápolis passava para disputar as partidas, mas isso se refletia sempre na raça mostrada em quadra durante os jogos e dessa forma conseguimos reascender a paixão da nossa população por torcer e vibrar com o esporte da cidade.

Iracemápolis participou dos Jogos Regionais em quais modalidades? Como foram os resultados?

Nesta edição dos Jogos Regionais participamos com Atletismo, Ciclismo, Karatê, Basquete, Futsal e Xadrez. No Atletismo conquistamos duas medalhas de Bronze, no Ciclismo Masculino uma medalha de Ouro, uma medalha de Bronze e a terceira colocação por equipes. Já no Karatê Masculino foram três medalhas de Ouro e a terceira colocação por equipes, enquanto no feminino conquistamos uma medalha de Ouro. O Xadrez Masculino conquistou a medalha de Prata por equipes. O Basquete Masculino sub-21 ficou com a 7° colocação e o Futsal Masculino não conseguiu se classificar para as fases finais.

A prefeitura investe em escolinhas esportivas? Em quais? Como participar?

Sim, hoje atendemos em torno de 600 crianças nas escolinhas esportivas do município. Essa sempre foi nossa prioridade, temos equipes de competição em várias modalidades e nosso objetivo com isso além de representar nosso município é estimular nossos pequeninos a se espelharem em nossos atletas, isso estimula eles a se desenvolverem como futuros atletas, mas principalmente como cidadãos de bem. Hoje oferecemos as escolinhas de Karatê, Ciclismo, Skate, Judô, Futsal, Futebol, Basquete, Natação, Atletismo e Corrida, Xadrez em implantação nas escolas do município e acabamos de abrir as inscrições para Voleibol. Para participar basta um responsável comparecer com os documentos pessoais e da criança na CME que fica no Centro de Lazer, sala ao lado da Piscina, escolher a modalidade e realizar a inscrição.

Quais foram os projetos novos implantados em sua gestão?

Na verdade, considero todas as modalidades oferecidas como novos projetos, pois quando iniciamos os trabalhos na Coordenadoria de Esportes, por conta da pandemia, não tínhamos nenhum aluno inscrito e tivemos que reestruturar todas as modalidades. Para isso contamos com o apoio de todos os profissionais da pasta que sempre trabalharam com as modalidades tradicionais da nossa cidade: André e Andreia na Natação, Padovan e Evandro com o Futebol e Futsal, Hélio com o Basquete, Buckão e Wellington com o Ciclismo e Giovani com a Ginástica. De novidade conseguimos implantar Karatê, Judô, Skate, Atletismo, Corrida e o Xadrez nas escolas está em implantação. Também retomamos os campeonatos pós-pandemia, com o Amador e Veteranos de Futebol de Campo, a Copinha Elano Blumer de Futebol de Campo, a Copinha Irmãos Fedato de Futebol Veteranos, além do municipal de Futsal com diversas categorias, e também o municipal de Voleibol.

Há algum projeto novo que ainda será implantado?

Em termos de novas modalidades estamos buscando viabilizar a implantação das aulas de Tênis de Mesa, Zumba e Jiu-Jitsu. Estamos em fase de instalação de algumas academias ao Ar Livre e a nossa ideia é disponibilizar profissionais em dias e horários específicos para orientar os praticantes conforme feito em academias particulares. Será o programa Academia para Todos. Em termos de infraestrutura, quais melhorias a prefeitura realizou para melhorar o acesso aos esportes? Através do Ex-Secretário de Esportes do Governo do Estado, Aildo Rodrigues, conquistamos a revitalização do piso do Ginásio de Esportes que estava sem condições de uso para competições, passamos a cuidar do gramado do Estádio Municipal e do campo do bairro do Aquárius, que estavam cobertos por mato e pragas. Também foi construída uma Areninha de Futebol com grama sintética e uma quadra de basquete 3×3 ao lado da Quadra Azul, por meio de recurso da prefeitura e uma emenda destinada pelo Deputado Estadual Alex de Madureira. No momento estamos reformando a quadra da Praça da Bíblia, onde também será construída uma quadra de areia para prática de Vôlei de Praia, Beach Tenis e Futevôlei.

Os comentários estão desativados.