Justiça determina que Governo contrate policiais para o interior
Publicado em 23 de abril de 2016
O déficit de policiais civis e o aumento da violência têm levado a Justiça a obrigar o Governo a repor o quadro de servidores nas delegacias do Estado de São Paulo.
Segundo promotores, a falta de delegados, investigadores, escrivães, carcereiros e agentes dificultam a investigação e a prisão de criminosos, favorecendo a insegurança e o registro de novos delitos.
De acordo com o sindicato dos policiais civis de São Paulo, faltam cerca de 8 mil servidores em todo o estado. No primeiro bimestre do ano, roubos e furtos cresceram ante o mesmo período de 2015.
A Justiça considera que o Governo descumpre uma resolução própria, a 105/2013, que fixa o quadro de servidores em cada unidade policial.
Governo vai recorrer
O Governo do Estado vai recorrer das decisões liminares que obrigam contratações por entender que elas ferem a discricionariedade entre Executivo e Judiciário.
A Secretaria de Segurança Pública afirma, em nota, que as polícias estão empenhadas em garantir a segurança de todos os paulistas e aponta queda nos crimes de latrocínio e roubos de carga e de bancos este ano.
O Governo informa que desde 2011 contratou 128 policiais para a região de São José dos Campos e 149 para a região de Piracicaba.
As informações são da Folha de S. Paulo.